Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Desarticulada grupo criminoso que distribuía carne insalubre em Espanha

Uma organização criminosa que distribuía carne insalubre nas províncias de Valência e Madrid foi desarticulada pela Guarda Civil espanhola, em colaboração com a direção geral da saúde pública de Valência.

Desarticulada grupo criminoso que distribuía carne insalubre em Espanha
Notícias ao Minuto

13:08 - 23/10/18 por Lusa

Mundo Guardia Civil

A operação culminou com a detenção de seis pessoas e a investigação de outros oito suspeitos, todos eles entre os 25 e os 60 anos, acusados de crimes contra a saúde e a higiene pública, organização criminosa e branqueamento de capitais, segundo informou a Guarda Civil, citada pela agência espanhola EFE.

Os agentes apreenderam mais de mil toneladas de carne insalubre com o valor de cerca de cinco milhões de euros, nas empresas onde efetuaram mais de trinta inspeções, nas localidades valencianas de Alzira e Algemesi, e na localidade madrilena de Alcobendas.

No passado mês de junho, a Guarda Civil teve conhecimento, através do Departamento de Sanidade de Valência, da localização de uma empresa clandestina dedicada à distribuição de produtos derivados de carne em mau estado.

Os inspetores do departamento sanitário fizeram o registo da lista de incumprimentos e, quando os factos foram averiguados, agentes da polícia judicial do município de Carlet e membros do Serviço de Proteção da Natureza da Guarda Civil de Valência deram início à operação 'Jamvina', em coordenação com a direção geral da Saúde Pública.

Os membros da organização, infiltrados em várias empresas que faziam parte da rede criminosa, introduziam no mercado alimentos em más condições e de formatos diversos, utilizando marcas comerciais de outras empresas para escoar os produtos.

Os alegados autores não só evitavam ter de pagar a destruição dos produtos caducados, como ainda obtinham rendimentos ao reintroduzir no mercado os produtos com as datas de validade manipuladas a um preço mais baixo.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório