Meteorologia

  • 23 OUTUBRO 2019
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 19º

Edição

FBI recorre ao uso de 'drones' desde 2006

O FBI utiliza aviões não tripulados, conhecidos por 'drones', para seguir o rasto de suspeitos e examinar cenas de crime, desde 2006, revela um relatório do inspetor-geral do departamento de Justiça dos EUA, divulgado esta quinta-feira.

FBI recorre ao uso de 'drones' desde 2006

O departamento de Justiça norte-americano gastou 3,7 milhões de dólares (2,7 milhões de euros) em drones desde 2004 até maio último, com mais de 80 % das compras destinadas ao FBI, refere o relatório.

O então diretor do FBI, Robert Mueller, admitiu, em junho, numa sessão do Congresso que a agência utiliza drones para tarefas de vigilância em território norte-americano, mas ressalvou que a sua utilização ocorria raramente.

O relatório do inspetor-geral recomenda ao departamento de Justiça que desenvolva políticas específicas sobre o uso de drones que tenham em conta o respeito pela privacidade.

Em março, vários senadores norte-americanos advertiram que o uso de drones em missões de vigilância e recolha de informação pode ameaçar a privacidade dos cidadãos, enquanto especialistas recomendam novas leis para regular a sua utilização sem violar direitos constitucionais.

"Nenhuma agência, incluindo o FBI,deveria desenvolver [programas de] vigilância interna com drones sem ter primeiro fortes normas sobre a privacidade", indicou, em comunicado, Jay Stanley, analista da União Americana de Liberdades Civis, após a divulgação do documento, citado pela agência noticiosa Efe.

Jay Stanley instou, além disso, o Congresso a aprovar um projeto de lei que estabeleça que as autoridades responsáveis por fazer cumprir a lei devem obter autorização judicial antes de utilizar drones e proíba explicitamente que esses aviões não tripulados estejam armados.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório