Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 15º MÁX 23º

Fãs contribuem para dar réplica a menina que encontrou espada milenar

Saga Varneck tem apenas oito anos de idade mas já entrou para a história. Merece um presente condigno, acredita o seu pai.

Fãs contribuem para dar réplica a menina que encontrou espada milenar
Notícias ao Minuto

21:52 - 22/10/18 por Notícias Ao Minuto

Mundo Suécia

O pai da menina de oito anos que descobriu uma espada da era pré-víquingue, com cerca de 1500 anos, quer dar à filha uma versão da relíquia, feita à mão, para assinalar o feito.

Saga Varneck, recorde-se, encontrou o valioso artefacto enquanto nadava no lago de Vidostern, durante as férias de verão na casa da família, em Jonkoping, na Suécia. A menina estava à procura de pedras quando encontrou a espada.

A descoberta catapultou o nome de Saga, meses depois, para a fama, quando os especialistas do museu local confirmaram a antiguidade da arma. A menina foi inclusive apelidada de “Rainha da Suécia” e “Rainha do Norte”.

Sendo que a criança não foi convidada para o Palácio Real sueco, o pai quer que ela se sinta, ainda assim, uma rainha e, portanto, decidiu criar uma conta de angariação de fundos online para lhe oferecer uma réplica. De acordo com o USA Today, na segunda-feira, estavam angariados 8900 dólares.

Notícias ao MinutoEspada tem 1500 anos mas está em boas condições© JÖNKÖPINGS LÄNS MUSEUM

A escola que Saga frequenta decidiu fazer-lhe uma festa, que incluiu também os seus colegas de turma. Os Minnesota Vikings, a sua equipa de futebol preferida, prometeram enviar-lhe um presente.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório