Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
17º
MIN 12º MÁX 20º

UE pede diálogo EUA-Rússia para preservar tratado sobre armas nucleares

A União Europeia (UE) apelou hoje ao diálogo entre os Estados Unidos e a Rússia de modo a preservar o tratado sobre armas nucleares, do qual Washington anunciou querer retirar-se por alegadas violações de Moscovo.

UE pede diálogo EUA-Rússia para preservar tratado sobre armas nucleares
Notícias ao Minuto

12:38 - 22/10/18 por Lusa

Mundo Bruxelas

"Os Estados Unidos e a Federação Russa devem prosseguir um diálogo construtivo para preservarem este tratado [sobre Forças Nucleares de Alcance Intermédio] e se assegurarem de que é posto em prática verificável e completamente", disse hoje Maja Kocijancic, porta-voz da chefe da diplomacia da UE, Federica Mogherini.

A porta-voz reiterou que o tratado contribuiu para o fim da Guerra Fria e da corrida nuclear, sendo "uma pedra angular da arquitetura da segurança europeia desde que entrou em vigor, há 30 anos".

Falando na conferência de imprensa diária da Comissão Europeia, Kociajnancic adiantou que, graças ao tratado, cerca de três mil ogivas nucleares e convencionais foram retiradas e destruídas de modo verificável".

O executivo comunitário está a preparar uma declaração oficial sobre o tratado, assinado em 08 de dezembro de 1987 pelos então presidentes soviético, Mikhail Gorbachev, e dos EUA, Ronald Reagan.

Os Estados Unidos vão retirar-se do tratado sobre Forças Nucleares de Alcance Intermédio, anunciou no sábado o presidente norte-americano, Donald Trump, acusando Moscovo de violar o acordo "há muitos anos".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório