Meteorologia

  • 23 ABRIL 2019
Tempo
10º
MIN 9º MÁX 12º

Edição

Esta imagem mexe-se ou o cérebro está a pregar-lhe uma partida?

Uma professora de neurociência publicou uma imagem desafiante no Twitter e explica como funciona a ilusão do córtex visual do cérebro.

Esta imagem mexe-se ou o cérebro está a pregar-lhe uma partida?
Notícias ao Minuto

11:09 - 22/10/18 por Notícias Ao Minuto 

Mundo Ciência

Por vezes, o cérebro pode enganar-nos e dar uma perspetiva errada do que estamos a observar. De forma a testar isso Alice Proverbio, uma professora de neurociência cognitiva na universidade italiana de Milano-Bicocca, partilhou uma imagem no Twitter, revela o Gizmodo. A questão que se coloca é esta: as imagens estão a movimentar-se ou não?

A ideia é que estão em movimento mas isso não passa de uma ilusão provocada pela competição entre neurónios no córtex visual, como explica a professora. 

"O V5 é a área dedicada ao processamento do movimento, enquanto o V4 é dedicado ao processamento da cor e à forma. Os neurónios V4 estão tão saturados que a taxa de neurónios V5 que estão a ser 'disparados' é interpretada como um sinal sensorial", refere num tweet. 

"Basicamente representa um exemplo da competição no córtex visual. Sempre que um sinal é atenuado ou suprimido outros inputs têm a oportunidade de serem representados a níveis cognitivos mais elevados", acrescenta Alice Proverbio. 

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório