Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 15º MÁX 21º

Jordânia notifica Israel da querer recuperar terras cedidas por 25 anos

O rei Abdallah II da Jordânia anunciou hoje que o país notificou Israel da sua vontade de recuperar duas zonas arrendadas por um período de 25 anos ao abrigo do acordo de paz de 1994.

Jordânia notifica Israel da querer recuperar terras cedidas por 25 anos
Notícias ao Minuto

17:06 - 21/10/18 por Lusa

Mundo Acordo

"Informámos Israel que vamos pôr fim à aplicação dos anexos do tratado de paz sobre Baqoura e Ghoumar", afirmou o rei, citado pela agência oficial Petra, sublinhando que são "terras jordanas e que vão continuar jordanas".

"Baqoura e Ghoumar sempre foram a nossa principal prioridade e decidimos pôr fim aos anexos do tratado de paz que lhes dizem respeito tendo em vista responder às preocupações da Jordânia e dos jordanos", afirmou o monarca.

O tratado de paz assinado em 26 de outubro de 1994 por Israel e pela vizinha Jordânia concedeu aos israelitas o direito de explorar as terras, arrendadas durante um período de 25 anos, renovável automaticamente se nenhuma das partes se pronunciasse um ano antes do fim do prazo para pôr fim às disposições relativas a Baqoura e Ghoumar.

Baqoura é uma zona fronteiriça jordana de seis quilómetros quadrados na província de Irbid (noroeste) e Ghoumar é um setor fronteiriço de quatro quilómetros quadrados na província de Aqaba (sul).

Recomendados para si

;
Campo obrigatório