Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 21º

Retirada dos EUA do acordo nuclear é "passo muito perigoso", avisa Rússia

O vice-ministro dos Negócios Estrangeiros da Rússia classificou hoje como "um passo perigoso" a retirada dos EUA do tratado sobre armas nucleares, anunciada no sábado pelo Presidente norte-americano, que acusou Moscovo de violar o acordo "há vários anos".

Retirada dos EUA do acordo nuclear é "passo muito perigoso", avisa Rússia
Notícias ao Minuto

10:56 - 21/10/18 por Lusa

Mundo Serguéi Riabkov

Serguei Riabkov afirmou à agência do Estado russo TASS que o acordo assinado durante a Guerra Fria é "significativo para a segurança internacional e a segurança nuclear, para a manutenção da estabilidade estratégica".

A retirada dos Estados Unidos do tratado, anunciada no sábado pelo Presidente Donald Trump, "será um passo muito perigoso que não será cumprido pela comunidade internacional e vai mesmo suscitar condenações sérias".

O vice-ministro condenou o que chamou de tentativas norte-americanas de obter concessões "com um método de chantagem".

Se os Estados Unidos continuam a agir "de maneira maldosa e grosseira" e se retiram unilateralmente de tratados internacionais, a Rússia "não terá outra alternativa senão "tomar medidas de retaliação, inclusive em relação à tecnologia militar".

"Mas não queremos chegar a esse ponto", frisou Riabkov.

Os Estados Unidos acusaram Moscovo de violar o acordo "há muitos anos".

"A Rússia não respeitou o tratado. Então, vamos pôr fim ao acordo e desenvolver as armas", afirmou Donald Trump, citado pela Agência France-Presse, depois de um comício em Elko, no estado do Nevada.

Trump referia-se ao tratado de Forças Nucleares de Alcance Intermédio (INF, sigla em inglês), assinado em 1987 pelos então presidentes norte-americano e soviético, Ronald Reagan e Mikhaïl Gorbachev, respetivamente.

"Eles violam-no há muitos anos", assegurou Donald Trump. "Não sei por que é que o presidente Obama não o renegociou o não se retirou [do tratado]", acrescentou, sobre o seu antecessor democrata.

"Não vamos deixá-los violar o acordo nuclear e fabricar armas, enquanto nós não somos autorizados. Nós permanecemos no acordo e temos honrado o acordo. Mas a Rússia, infelizmente, não respeitou o acordo", criticou o presidente norte-americano.

A administração norte-americana protesta contra a implantação por Moscovo do sistema de mísseis 9M729, cujo alcance, de acordo com Washington, ultrapassa os 500 quilómetros, o que constitui uma violação do tratado INF.

O tratado, ao abolir o uso de uma série de mísseis de alcance entre os 500 e os cinco mil quilómetros, pôs fim à crise desencadeada na década de 1980 com a implantação dos SS-20 soviéticos visando capitais ocidentais.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório