Meteorologia

  • 12 NOVEMBRO 2018
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 13º

Edição

Trump diz que EUA vão sair do acordo sobre armas nucleares com a Rússia

O presidente dos Estados Unidos acusa a Rússia de "violar o acordo há muitos anos".

Trump diz que EUA vão sair do acordo sobre armas nucleares com a Rússia
Notícias ao Minuto

22:47 - 20/10/18 por Sara Gouveia 

Mundo Presidente

Donald Trump anunciou hoje que os Estados Unidos vão sair do acordo de não-proliferação nuclear com a Rússia, porque estes têm violado o acordo. O presidente norte-americano não esclareceu, no entanto, a que violações se refere.

"A Rússia violou o acordo. Têm vindo a violar o acordo há muitos anos. Não vamos deixá-los violar um acordo nuclear e fazerem armas que não somos autorizados a fazer", disse, à margem de um comício no Nevada, citado pela Associated Press.

O pacto (INF, sigla em inglês), feito em 1987, serve para proteger a segurança dos Estados Unidos e dos seus aliados europeus e do Extremo Oriente, proibindo os norte-americanos e os russos de possuírem, produzirem ou testarem mísseis balísticos e de cruzeiro, nucleares ou convencionais, cujo alcance estivesse entre 500 e 5.500 quilómetros.

O acordo tem restringido os norte-americanos de desenvolverem novo armamento, mas, segundo Trump, os Estados Unidos vão começar a fazê-las a menos que a Rússia e a China concordem em não possuir ou desenvolver armas também. A China não faz parte do pacto inicial, saliente-se.

"Teremos de desenvolver essas armas, a menos que a Rússia se junte a nós e a China se junte a nós e venham ter connosco a dizer para ficarmos 'espertos' e para nenhum de nós desenvolver esse armamento, mas se a Rússia o estiver a fazer e se a China o estiver a fazer, e estivermos a aderir ao acordo, isso é inaceitável", atirou.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório