Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Milhares de manifestantes exigem mudanças para presos da ETA

Milhares de pessoas manifestaram-se hoje em San Sebastian para reclamar que os presos da ETA, atualmente dispersos por toda a Espanha, fiquem mais perto do território basco.

Milhares de manifestantes exigem mudanças para presos da ETA
Notícias ao Minuto

19:46 - 20/10/18 por Lusa

Mundo Espanha

A manifestação decorreu cinco meses após a dissolução do movimento separatista basco.

"Presos bascos em casa", gritaram os manifestantes que percorreram as ruas da cidade, com o slogan "Agora os presos".

Segundo o jornal basco Gara, que divulgou no passado os comunicados da ETA, os manifestantes eram cerca de 37.000. A polícia não avançou qualquer estimativa.

"Agora é preciso encontrar uma solução para a questão dos presos, chegou a hora de afastar subterfúgios e debates estéreis", disse aos jornalistas Arnaldo Otegi, dirigente da coligação independentista EH Bildu.

Os organizadores da manifestação congratularam-se com a presença de formações de esquerda e independentistas, mas também de partidos como o PNV nacionalista ou de sindicatos.

"Trata-se da manifestação mais pluralista que tivemos até agora", sublinhou Mikel Casado, da plataforma Orain Presoak (Agora os Presos).

A maioria dos presos da ETA estão detidos em prisões espalhadas por toda a Espanha, alguns a mais de mil quilómetros do País Basco, distância que os familiares têm de percorrer para os visitar.

O governo socialista espanhol, que chegou ao poder em junho, mostrou-se disponível para ter "uma política prisional diferente" da seguida pelo seu antecessor, liderada pelo primeiro-ministro conservador Mariano Rajoy.

A ETA, acusada das mortes de 853 pessoas em décadas de atentados e assassínios, foi dissolvida em maio passado, um ano após o seu desarmamento e sete anos depois de ter renunciado à luta armada, em 2011.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório