Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 11º MÁX 18º

UE e Atenas saúdam voto parlamentar macedónio para designação do país

A União Europeia (UE) saudou o apoio do parlamento macedónio para encetar uma reforma constitucional para alterar o nome do país, e também o primeiro-ministro grego afirmou a satisfação de Atenas pela decisão dos deputados da Macedónia.

UE e Atenas saúdam voto parlamentar macedónio para designação do país
Notícias ao Minuto

14:37 - 20/10/18 por Lusa

Mundo Alteração

O parlamento da ex-República Jugoslava da Macedónia aprovou na sexta-feira o início do processo para alterar na Constituição o nome do país para "República da Macedónia do Norte", primeiro passo para pôr fim ao diferendo de 27 anos com a Grécia, que considera que este nome pertence ao seu património histórico e, portanto, só pode aplicar à sua província do norte, cuja capital é Salónica.

"O parlamento [macedónio] deu um importante passo para a aplicação do acordo de Prespa [assinado em junho último pelos chefes de Governo de Skopje e de Atenas] com esta votação que dá início a um processo constitucional de mudanças", afirmou a chefe da diplomacia europeia, Federica Mogherini, num comunicado.

A UE, acrescenta, espera agora "que os procedimentos nacionais para a aplicação do acordo continuem, sem atrasos, até à aplicação das mudanças constitucionais".

Federica Mogherini considera esta "uma oportunidade única" para o país fazer o seu caminho até à União Europeia e para a reconciliação da região.

Mogherini sublinhou que a UE "apoia firmemente" o acordo histórico assinado entre o primeiro-ministro macedónio, Zoran Zaev, e o seu homólogo grego, Alex Tsipras, em junho último em Psarades, na Grécia, nas margens do lago Prespa, o denominado "Acordo de Prespa".

Alexis Tsipras saudou "o dia histórico", após a votação no parlamento macedónio para o início do processo para alterar o nome do país vizinho.

"Hoje é um dia histórico e simbólico para nossa política de relações externas. Este é um dia de alegria, o que prova o papel dinâmico da Grécia, como fator estabilizador nos Balcãs e mo sudeste da Europa", disse Tsipras.

"O parlamento [de Skopje] adotou a proposta do Governo para iniciar o procedimento de incluir uma emenda na Constituição", declarou o presidente do parlamento, Talat Xhaferi, na sequência de uma votação.

No total de 120 deputados, 80 votaram a favor, permitindo atingir a maioria requerida de dois terços para iniciar o processo.

No passado dia 30 de setembro, 90% da população votou a favor da mudança do nome do país, mas dois terços dos eleitores inscritos não votaram. A Macedónia, ex-República da Federação Jugoslava, declarou a sua independência em 1991.

A integração da Macedónia na NATO (Organização do Tratado do Atlântico Norte) e as negociações de adesão à União Europeia estão suspensas até à ratificação do acordo, já que Atenas fez dela a condição necessária para retirar o seu veto.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório