Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Lusodescendente defende "segurança pública e polícia" nas eleições

A prioridade do lusodescendente Brad Bates na corrida a 'mayor' de Turlock, Califórnia, nos Estados Unidos, é reforçar "a segurança pública e a polícia" da cidade onde os residentes de origem portuguesa representam 7,4% da população.

Lusodescendente defende "segurança pública e polícia" nas eleições
Notícias ao Minuto

09:48 - 20/10/18 por Lusa

Mundo Turlock, EUA

O candidato de 66 anos, neto de um açoriano, disse à Lusa partir da premissa que "a função primária do Governo" é "criar um ambiente seguro e saudável para os cidadãos" e evitar que as pessoas se sintam inseguras na sua comunidade.

A segunda prioridade é equilibrar o orçamento da cidade, explicou, tendo em conta o aumento do défice que se verificou nos últimos anos. "Pode-se resolver virtualmente qualquer problema se tiver o dinheiro necessário", adiantou o lusodescendente.

Uma das questões mais importantes para a comunidade luso-americana da cidade, que totalizava 5.269 pessoas nas contas do Censo de 2010, é a criação de alternativas para a extração de água potável. "Temos um dos distritos de irrigação mais antigos", indicou Brad Bates. "Os portugueses aqui são primariamente agricultores e produtores de lacticínios, por isso estão diretamente ligados à terra e à água".

Em agosto foi iniciado o projeto regional de construção de uma estação de tratamento de água do rio Tuolumne, um sistema encabeçado pelas cidades de Turlock e Ceres que está envolto em controvérsia devido ao custo estimado de 288 milhões de dólares (250 milhões de euros). "Se eu for eleito, vamos acalmar a retórica e pensar nisto antes de tomarmos decisões definitivas", prometeu Bates.

Ainda assim, o lusodescendente reconheceu que uma alternativa "é inevitável para a cidade", uma vez que existe unanimidade na opinião dos especialistas "de que no futuro Turlock não poderá aguentar-se" com o sistema de poços que tem agora.

Brad Bates foi 'mayor' da cidade entre 1982 e 1990 e regressou à vida política para desafiar o atual 'mayor' e também luso-americano Gary Soiseth. Nas eleições de 06 de novembro, ambos irão enfrentar também Amy Bublak, membro do conselho da cidade, e o candidato de origem hispânica Jaime Franco.

Bates disse acreditar ser "um forte candidato" e considera ter boas hipóteses de voltar a sentar-se na cadeira de 'mayor' da cidade californiana, a segunda maior do condado de Stanislaus.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório