Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Brexit: Eurodeputados vão debater impasse nas negociações com Reino Unido

O Parlamento Europeu (PE) inicia na segunda-feira uma sessão plenária marcada pelo debate, na quarta-feira, sobre os resultados da última cimeira, nomeadamente o impasse nas negociações do 'Brexit' e o reforço da parceria com África.

Brexit: Eurodeputados vão debater impasse nas negociações com Reino Unido
Notícias ao Minuto

09:56 - 20/10/18 por Lusa

Mundo Parlamento Europeu

O debate sobre a cimeira dos dias 17 e 18 está marcado para quarta-feira, com a presença confirmada do presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, que irá dar conta aos eurodeputados do impasse nas negociações com Londres para se chegar a um acordo sobre a saída do Reino Unido da União Europeia (UE).

Na quinta-feira, no encerramento do Conselho Europeu, Tusk indicou que as negociações entre os 27 e o Reino Unido serão retomadas "se e quando houver informação sobre progresso nas conversações" entre Londres e Bruxelas.

As migrações e a parceria UE-África foram também temas na agenda da cimeira e que serão discutidos com os eurodeputados.

Entre os temas a debater pelos deputados está ainda a revisão da diretiva relativa à água potável, que prevê a introdução de novos parâmetros de qualidade e a adoção de medidas para facilitar o acesso à água em espaços públicos.

As novas regras, que preveem a redução dos limites de concentração de certos poluentes e a monitorização dos microplásticos, serão debatidas na segunda e votadas na terça-feira.

Ainda na área ambiental, os eurodeputados votam, na quarta-feira, uma proposta de proibição de venda na UE de produtos de plástico de utilização única a partir de 2021.

Estes artigos incluem pratos, talheres, cotonetes, palhinhas, agitadores para bebidas e varas para balões

A utilização de outros produtos de plástico deverá ser reduzida de forma ambiciosa e sustentável até 2025.

Na terça-feira, o PE vota a proposta de mobilização de 4,7 milhões de euros do Fundo Europeu de Ajustamento à Globalização (FEG) para Portugal.

A verba destina-se a apoiar a reintegração no mercado de trabalho de 730 trabalhadores despedidos por duas empresas do setor do vestuário (grupo Ricon e Têxtil Gramax Internacional).

Portugal irá também prestar serviços personalizados cofinanciados pelo FEG a 730 jovens com menos de 30 anos que não trabalham, não estudam, nem seguem qualquer formação, ascendendo assim o número total de beneficiários visados a 1.460, segundo uma proposta de que José Manuel Fernandes (PSD) é o relator do PE.

Um relatório de Miguel Viegas (PCP) sobre a harmonização da estrutura dos impostos especiais sobre o consumo de álcool e bebidas alcoólicas é votado na quarta-feira.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório