Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 15º MÁX 21º

Migrantes hondurenhos voltam para trás na fronteira da Guatemala

Milhares de migrantes hondurenhos que viajavam em caravana com destino aos Estados Unidos avançaram hoje, por momentos, em direção a um posto fronteiriço da Guatemala com o México e, a seguir, voltaram para trás.

Migrantes hondurenhos voltam para trás na fronteira da Guatemala
Notícias ao Minuto

19:11 - 19/10/18 por Lusa

Mundo Estados Unidos

Segundo a agência de notícias norte-americana Associated Press (AP), os migrantes pararam a cerca de dois quarteirões da fronteira antes de voltarem para trás, falando entre si e dizendo que iriam esperar mais uma hora ou duas.

O posto de passagem é guardado por um forte dispositivo de segurança e tem altos portões metálicos: dezenas de agentes da polícia federal mexicana encontram-se na ponte fronteiriça, com centenas de outros atrás deles.

A Guatemala fechou o seu portão fronteiriço e montou guarda, com dezenas de militares e dois jipes blindados.

O embaixador do México na Guatemala afirma que o seu país decidiu impor uma política de "entrada limitada" desde que milhares de migrantes imploram para entrar no país.

Estes milhares de migrantes hondurenhos que se deslocam desde sábado em caravana esperando poder entrar no México, atravessá-lo e chegar aos Estados Unidos fazem-no por desespero, porque, como afirmou um deles, José Porfirio Orellana, um agricultor de 47 anos, "a economia nas Honduras está terrível, não há nada ali".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório