Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 19º

Incêndio faz seis mortos em campo de refugiados Rohingyas no Myanmar

Um incêndio, na madrugada de hoje, num campo de refugiados Rohingyas no Myanmar (antiga Birmânia) provocou seis mortos, anunciaram as unidades de socorro locais.

Incêndio faz seis mortos em campo de refugiados Rohingyas no Myanmar
Notícias ao Minuto

13:27 - 19/10/18 por Lusa

Mundo Antiga Birmânia

"Seis pessoas, um homem e cinco mulheres, morreram" no incêndio que começou numa área de cozinha no interior do campo, afirmaram hoje os bombeiros que acorreram ao local.

Mais de 800 pessoas encontram-se sem abrigo no campo de Ohndaw Chay, onde se encontram cerca de 4.000 Rohingyas, que se situa a 20 quilómetros de Sittwe, na capital do estado de Rakhine.

O incêndio realça o facto de que quase 130.000 Rohingyas vivem ainda em condições similares nos campos do estado de Rakhine, desde que começaram as ondas de violência contra esta minoria muçulmana, em 2012.

A liberdade de circulação dos refugiados Rohingyas é reduzida, assim como o acesso à educação e a cuidados médicos básicos.

Em 2017, mais de 700.000 Rohingyas fugiram da violência dos militares do Myanmar, denunciadas pela ONU como um genocídio, e refugiaram-se no Bangladesh, onde vivem em instalações rudimentares.

Depois de ter assinado um acordo sobre o regresso ao Myanmar destes refugiados, as autoridades anunciaram que os Rohingyas seriam acolhidos, numa primeira fase, em campos temporários do estado de Rakhine.

A notícia suscitou desde o inicio receios de que os refugiados se encontrassem na mesma situação precária que os que já vivem em campos deteriorados do mesmo estado.

O Myanmar assegurou querer fechar cerca de vinte campos de Rohingyas nos arredores de Sittwe, mas até agora não levantou nenhuma restrição à liberdade de movimentos imposta aos habitantes dos campos.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório