Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 12º MÁX 24º

Chuvas e ventos intensos fustigam costa mediterrânica de Espanha

O sul e o leste de Espanha continuam hoje com chuvas e ventos muito intensos, principalmente na Comunidade Valenciana, onde em várias localidades caíram até quase 250 litros de água por metro quadrado nas últimas 24 horas.

Chuvas e ventos intensos fustigam costa mediterrânica de Espanha
Notícias ao Minuto

12:40 - 19/10/18 por Lusa

Mundo Tempestade

Segundo dados da Confederação Hidrográfica do Júcar, em Espanha, a intempérie concentrou-se, durante a madrugada, nas províncias de Valência e de Castelló, que fica junto ao Mar Mediterrâneo.

Há registos de que nas últimas 24 horas tenha chovido 246 litros por metro quadrado em Benicarló, 182 litros em Alcalá de Xivert e 171 litros em Torreblanca, referindo o nome de algumas localidades dessas províncias da Comunidade de Valência.

Nessa comunidade espanhola há cerca de meio milhão de alunos do ensino primário, secundário e superior que hoje não foram às aulas, porque os estabelecimentos de ensino estão fechados, segundo fontes da secretaria regional da Educação citadas pela agência EFE.

A Guardia Civil (GNR espanhola) de Castellón participou nas últimas 24 horas no resgate de cerca de 100 pessoas afetadas pelas fortes chuvas na província, e também prestou assistência aos condutores de nove veículos retidos pela água.

A Agência Meteorológica do Estado espanhola (AEMET) prevê para sábado que na costa mediterrânea das comunidades de Andaluzia e Múrcia continuará a chover, podendo haver tempestades, que serão localmente fortes ou muito fortes e persistentes, sem descartar problemas com a acumulação de água.

Na Comunidade Valenciana, as precipitações podem ser localmente fortes e o mesmo poderá acontecer na Extremadura.

No resto do país, principalmente nas zonas de montanha e nas Ilhas Baleares, pode haver chuvas de forma ocasional e dispersa.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório