Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 8º MÁX 15º

Cimeira com Erdogan, Putin, Macron e Merkel a 27 de outubro em Istambul

Uma cimeira sobre a Síria reúne a 27 de outubro em Istambul os presidentes turco, Recep Tayyip Erdogan, russo, Vladimir Putin, e francês, Emmanuel Macron, e a chanceler alemão, Angela Merkel, anunciou hoje o porta-voz da presidência turca.

Cimeira com Erdogan, Putin, Macron e Merkel a 27 de outubro em Istambul
Notícias ao Minuto

11:37 - 19/10/18 por Lusa

Mundo Síria

A cimeira discutirá nomeadamente a situação em Idlib, último grande bastião da oposição na Síria, e "o processo político" para resolver o conflito que devasta o país desde 2011, precisou o porta-voz Ibrahim Kalin.

"A prioridade da França é apoiar o cessar-fogo na província de Idlib, para evitar uma catástrofe humanitária e uma nova vaga de refugiados, e o lançamento efetivo de um processo político inclusivo", indicou uma fonte da presidência francesa.

A Rússia, aliada do presidente sírio, Bashar al-Assad, e a Turquia, que apoia rebeldes, assinaram a 17 de setembro um acordo sobre a criação de uma zona desmilitarizada para separar os territórios dos insurgentes em Idlib dos setores vizinhos controlados por Damasco.

O prazo para a criação desta "zona-tampão" terminou na segunda-feira e as duas potências mostraram-se otimistas, embora não tenham sido respeitadas no terreno algumas das disposições do acordo.

Os dois países deram um novo prazo aos 'jihadistas' da província de Idlib para abandonarem a zona desmilitarizada.

A guerra da Síria já matou mais de 360.000 pessoas e obrigou milhões a abandonarem as suas casas.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório