Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 25º

Ex-chefe do departamento do ciberespaço admite ter sido subornado

O ex-responsável máximo da Administração para o Ciberespaço da República Popular da China, Lu Wei, admitiu hoje perante o tribunal que recebeu quatro milhões de euros de subornos, noticiou o jornal oficial Global Times.

Ex-chefe do departamento do ciberespaço admite ter sido subornado
Notícias ao Minuto

11:08 - 19/10/18 por Lusa

Mundo China

O ex-chefe do organismo que também era responsável pelos mecanismos de censura da internet no país prestou declarações no Tribunal Popular de Ningbo, província de Zhejiang, onde admitiu ter recebido subornos.

Esta foi a primeira vez que Lu Wei foi visto em público desde setembro de 2017 e aguarda agora a sentença do Tribunal Popular.

Os alegados atos de corrupção foram cometidos desde a altura em que Lu Wei ocupou cargos de direção na Agência Nova China (Xinhua), na autarquia de Pequim e no Departamento de Propaganda do Partido Comunista, antes dos quatro anos em que foi responsável pela Administração do Ciberespaço da China.

Como chefe do departamento relacionado com a internet na República Popular da China, Lu Wei desempenhou um papel crucial na política de cibersegurança do país que mais censura impõe aos 750 milhões de utilizadores da rede.

Entre outros, os sites Google ou as redes sociais Facebook, Twitter, Youtube ou Instagram estão bloqueados em território chinês há vários anos, além dos sites de vários meios de comunicação internacionais.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório