Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
24º
MIN 16º MÁX 26º

Do futebol americano a Tupac, Ahmadinejad faz 'furor' no Twitter

Ex-presidente iraniano, que chegou a proibir o Twitter no país, tem sido bastante ativo na rede social, debruçando-se sobre temas que vão da política internacional ao futebol americano, com direito, inclusive, a respostas com conselhos aos Michigan Wolverines.

Do futebol americano a Tupac, Ahmadinejad faz 'furor' no Twitter
Notícias ao Minuto

19:40 - 18/10/18 por Notícias Ao Minuto

Mundo Irão

Mahmoud Ahmadinejad foi presidente do Irão entre 2005 e 2013 e, durante esse período, as suas declarações mais radicais, associadas à forte repressão a qualquer dissidência na fundamentalista sociedade iraniana, apresentaram-no, no ocidente, como uma figura ditatorial.

Por esse motivo, quando o ex-presidente iraniano surgiu no Twitter a citar Tupac Shakur ou a tecer discursos sobre a importância dos direitos humanos, a surpresa foi imensa. Mais surpreende ainda é o facto de, enquanto era presidente, Ahmadinejad ter banido o Twitter no Irão, por considerar a rede social uma ameaça ao regime.

Conta o Washington Post que Ahmadinejad chegou ao Twitter em março de 2017 e que, desde então, não tem parado de surpreende os internautas com as suas publicações, quase sempre em língua inglesa, em que já se debruçou sobre figuras desportistas como LeBron James, Serena Williams ou Colin Kaepernick, que o ex-presidente iraniano classificou como “um dos melhores quarterbacks na liga”

O interesse de Ahmadinejad pelo desporto norte-americano parece ir mais longe do que as referências acima citadas e, numa série de tweets, o ex-presidente chegou mesmo a responder a um utilizador sobre o futuro dos Michigan Wolverines, uma equipa de futebol americano.

Nos seus tweets, Ahmadinejad, ao longo dos últimos meses, tem-se debruçado sobre uma série de assuntos internacionais, particularmente sobre os Estados Unidos, tecendo discursos em defesa dos direitos humanos.

As críticas a Donald Trump e a Israel são também uma constante nas publicações do ex-presidente iraniano. Na segunda-feira, para assinalar o aniversário do nascimento dos Black Panthers, citou uma parte da música ‘Changes’ de Tupac.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório