Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 13º MÁX 24º

Três altos funcionários mortos em ataque no sul do Afeganistão

O governador da província de Kandahar (sul do Afeganistão), o chefe da polícia e o dos serviços de informações foram hoje mortos num tiroteio no palácio do governador, disse o deputado afegão Khalid Pashtun.

Três altos funcionários mortos em ataque no sul do Afeganistão
Notícias ao Minuto

15:35 - 18/10/18 por Lusa

Mundo Violência

O comandante das forças da NATO no Afeganistão, o tenente-general Austin Scott Miller, encontrava-se no local, mas ficou ileso.

Um porta-voz dos talibãs, Qari Yousuf Ahmadi, que reivindicam o ataque, disse que Miller era o alvo.

Três norte-americanos ficaram feridos no tiroteio, indicou o porta-voz da missão da Aliança Atlântica, Knut Peters, adiantando que Miller "não está ferido".

Segundo Khalid Pashtun, os três responsáveis afegãos foram mortos pelos seus próprios guardas.

O vice-governador de Kandahar, Agha Lala Dastageri, indicou que o chefe da polícia provincial, Abdul Razik, e o dos serviços de informações, Abdul Mohmin, morreram no ataque, enquanto o governador Zalmay Wesa morreu no hospital.

Segundo o centro de apoio aos media no Afeganistão, o NAI, um jornalista também terá morrido no tiroteio.

A reunião no palácio presidencial visava analisar questões de segurança relacionadas com as eleições legislativas no Afeganistão, que decorrem no sábado.

Desde o final da missão de combate da NATO em janeiro de 2015, Cabul tem vindo a perder terreno face aos rebeldes e controlará apenas 56% do país, segundo o inspetor-geral especial para a reconstrução do Afeganistão (SIGAR) do Congresso dos Estados Unidos.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório