Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 21º

May não exclui extensão do período de transição após Brexit

A primeira-ministra britânica, Theresa May, não excluiu hoje a possibilidade de aceitar uma extensão do período de transição após o 'Brexit', para ter mais tempo para alcançar um acordo comercial com a União Europeia.

May não exclui extensão do período de transição após Brexit
Notícias ao Minuto

09:26 - 18/10/18 por Lusa

Mundo Reino Unido

"Uma nova ideia surgiu e essa ideia, neste momento, é a opção de estender o período de transição por mais alguns meses. Mas seria mesmo só mais alguns meses", disse à entrada para o segundo dia do Conselho Europeu, em Bruxelas.

No entanto, de acordo com a primeira-ministra britânica, essa opção só seria ativada caso não fosse possível fechar o acordo para a futura relação comercial a 31 de dezembro de 2020, dia em que termina o período de transição já acordado.

"Estamos a trabalhar para que a relação futura esteja em vigor no final de dezembro de 2020. Estou confiante que é possível fazer isso, e nessas circunstâncias, não haveria necessidade para qualquer medida deste tipo", sublinhou Theresa May.

Os líderes europeus continuam reunidos hoje em Bruxelas, para uma sessão de trabalhos do Conselho Europeu dedicada sobretudo às questões das migrações e da cibersegurança, seguindo-se uma cimeira do Euro, na qual participará também o presidente do Eurogrupo, Mário Centeno.

Portugal está representado no Conselho Europeu pelo primeiro-ministro, António Costa.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório