Meteorologia

  • 19 NOVEMBRO 2018
Tempo
10º
MIN 10º MÁX 10º

Edição

Cerca de 300 hondurenhos iniciam segunda caravana em direção aos EUA

Cerca de 300 hondurenhos iniciaram hoje uma caravana em direção aos Estados Unidos, apesar de o Presidente, Donald Trump, ter ameaçado cortar a ajuda ao país centro-americano se não for detida uma primeira caravana a caminho de território norte-americano.

Cerca de 300 hondurenhos iniciam segunda caravana em direção aos EUA
Notícias ao Minuto

21:00 - 17/10/18 por Lusa

Mundo Migração

Os imigrantes hondurenhos estão a sair pelo posto de El Amatillo, fronteira entre as Honduras e El Salvador, disse à imprensa um comissário da polícia.

A mesma fonte indicou que as autoridades hondurenhas pediram aos imigrantes para "desistirem" da sua pretensão de abandonar o país com a ideia de ir para os Estados Unidos, mas sem êxito.

Perante isso, o Governo de Tegucigalpa está a coordenar-se com El Salvador para que as respetivas autoridades deem todo o apoio aos imigrantes hondurenhos de passagem por aquele país, referiu ainda o comissário.

A nova caravana tenciona atravessar El Salvador e, a seguir, a Guatemala, até chegar à fronteira entre o México e os Estados Unidos, explicou à imprensa um dos participantes na marcha.

"Vamos em busca da facilidade de emprego, já que aqui não conseguimos arranjar um, vamos em busca de uma ajuda para a nossa família", declarou o homem.

Os migrantes, na maioria homens e mulheres, decidiram iniciar a viagem com destino aos Estados Unidos um dia depois de Trump ter ameaçado retirar "de imediato" a ajuda que concede a Tegucigalpa se a primeira caravana de hondurenhos - cerca de 3.000, segundo a ONU - não parar antes de chegar ao seu país.

Essa primeira marcha de cidadãos das Honduras, que partiu no sábado da cidade setentrional de San Pedro Sula, está atualmente a atravessar a Guatemala.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório