Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Amnistia Internacional denuncia "caça às bruxas" no norte de Moçambique

A Amnistia Internacional (AI) denunciou hoje uma alegada "caça às bruxas" na província de Nampula, norte de Moçambique, com várias queixas de ameaças de morte depois da derrota do partido no poder, naquela região, nas eleições autárquicas.

Amnistia Internacional denuncia "caça às bruxas" no norte de Moçambique
Notícias ao Minuto

19:28 - 17/10/18 por Lusa

Mundo Comunicado

"Esta é uma caça às bruxas pós-eleitoral que tem como alvo qualquer pessoa que expresse opiniões críticas do Governo e que seja suspeito de se associar ao principal partido da oposição, a Resistência Nacional Moçambicana (Renamo), em Nampula ", refere a AI, em comunicado.

Nampula é a região onde a Renamo conquistou cinco dos oito municípios nas eleições de 10 de outubro, face a 44 para a Frente de Libertação de Moçambique (Frelimo), partido no poder, e um para o Movimento Democrático de Moçambique (MDM).

A AI diz conhecer pelo menos oito casos de pessoas que foram alvo de telefonemas anónimos e mensagens de texto "acusando-os de contribuir para a derrota da Frelimo em Nacala-Porto e Nampula" e avisando-os para "terem cuidado" ou de que "têm os dias contados".

Os alvos são jornalistas, padres e líderes da sociedade civil.

A organização pede às autoridades que investiguem os casos e responsabilizem os autores das ameaças.

O Instituto de Comunicação Social da África Austral (MISA, sigla em inglês), tem vindo a denunciar desde sexta-feira vários casos de ameaças e agressão a jornalistas durante a cobertura das quintas eleições autárquicas em Moçambique.

Também a plataforma de observação eleitoral Votar Moçambique, que junta sete organizações da sociedade civil do país, 'chumbou' hoje o processo eleitoral, durante uma avaliação apresentada em Maputo.

A plataforma Votar Moçambique constatou a existência de "vários casos de intimidação" sobre jornalistas, eleitores e candidatos da oposição que provocaram "claras situações de violência eleitoral", referiu.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório