Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 15º MÁX 22º

Édouard Philippe chocado com "enorme violência" contra polícias

O primeiro-ministro francês, Édouard Philippe, disse-se hoje chocado com a "enorme violência" contra polícias e procuradores que mostram as imagens das buscas de terça-feira à sede do partido de esquerda França Insubmissa.

Édouard Philippe chocado com "enorme violência" contra polícias
Notícias ao Minuto

17:03 - 17/10/18 por Lusa

Mundo França

"As imagens que eu vi são de uma enorme violência contra elementos da polícia que cumpriam a sua missão, uma enorme violência contra procedimentos que não partem do Governo", disse o primeiro-ministro na Assembleia Nacional, em resposta a um deputado daquele partido.

As imagens, filmadas por jornalistas, mostram nomeadamente o líder da França Insubmissa (LFI), Jean-Luc Mélenchon, a empurrar um polícia e um procurador.

"Entre hoje e ontem [terça-feira], vi imagens que, digo-lhe senhor deputado, me chocaram", disse Philippe.

"Penso que não ganhamos nada em pôr em causa a independência da justiça", insistiu.

Jean-Luc Mélenchon está a ser investigado num caso de suspeita de empregos fictícios de assessores no Parlamento Europeu e noutro relativo às despesas da sua campanha presidencial de 2017.

Na terça-feira, polícias e procuradores fizeram primeiro buscas na residência de Mélenchon, que as filmou e transmitiu em direto no Facebook, e depois na sede do partido, filmadas por jornalistas.

Nas imagens filmadas na sede, Mélenchon pede aos que o acompanham que "empurrem a porta" para entrar no momento em que decorrem as buscas e empurra um polícia e um procurador.

A atitude do dirigente partidário foi qualificada pelos sindicatos da polícia como "inaceitável".

Mélenchon disse que não se arrepende da sua reação por considerar que o que se passou foi uma ação "de intimidação" e "uma enorme operação de polícia política".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório