Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 21º

Estudante foi responsável por tiroteio na Crimeia que fez 17 mortos

O autor do ataque suicidou-se. Há registo de 50 feridos. Inicialmente as autoridades russas diziam tratar-se de um "ato terrorista".

Estudante foi responsável por tiroteio na Crimeia que fez 17 mortos
Notícias ao Minuto

14:38 - 17/10/18 por Fábio Nunes

Mundo Ataque

O massacre na manhã desta quarta-feira numa escola de Kerch, na Crimeia, foi cometido por um estudante, avança a BBC. O aluno disparou sobre os seus colegas e matou pelo menos 17 pessoas e fez 50 feridos, 16 dos quais estão em estado grave. Depois suicidou-se. 

As autoridades russas tinham começado por afirmar que “um explosivo não identificado” tinha sido detonado e que tratava-se de um “ato terrorista”. Mas agora estão a avançar que se tratou de um tiroteio e que as vítimas morreram de ferimentos de bala.

Os investigadores russos já identificaram o autor do tiroteio. Chama-se Vladimir Roslyakov e tinha 18 anos. 

Este vídeo foi captado momentos depois dos primeiros alunos terem começado a sair da escola, em pânico. 

A escola de Kerch acolhe cerca de 850 alunos. Depois de se saber do ataque neste estabelecimentos, todas as escolas nesta cidade foram evacuadas como medida de precaução. 

O diretor da escola, que não estava no estabelecimento de ensino na altura do ataque, relatou aos meios de informação locais o cenário que encontrou quando chegou ao local. "Havia vários corpos de jovens", disse, comparando o ataque ao massacre de Beslan em 2004 que vitimou 330 pessoas. 

A Crimeia, oficialmente território ucraniano, foi anexada pela Rússia em 2014 e o presidente do parlamento da Crimeia não perdeu tempo a acusar Kiev de estar por trás deste ataque. "Todo o mal infligido na Crimeia é cometido pelas autoridades ucranianas". 

Este ataque pode aumentar ainda mais a tensão entre Kiev e Moscovo e as autoridades ucranianas já reforçaram a segurança na fronteira com a Crimeia.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório