Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 26º

Confirmado terceiro caso de dengue contraído em Espanha

Uma terceira pessoa contraiu dengue em Espanha, segundo confirmam as análises realizadas, confirmaram fontes do Ministério da Saúde espanhol à agência Efe.

Confirmado terceiro caso de dengue contraído em Espanha
Notícias ao Minuto

11:22 - 17/10/18 por Lusa

Mundo Doença

Trata-se de uma mulher residente na Comunidade Autónoma de Madrid que já tinha apresentado sintomas da doença e estava à espera da confirmação do diagnóstico, depois de dois membros da sua família terem contraído a mesma enfermidade.

Os três infetados já tiveram alta do hospital onde foram tratados.

Os casos foram detetados em pessoas da mesma família, que estiveram em municípios da província de Cádiz e Murcia durante o período em que poderão ter contraído a infeção, segundo fontes citadas pela à agência Efe.

O dengue é uma doença produzida por um vírus (flavivirus) que geralmente tem efeitos ligeiros e que se transmite por picada de mosquitos infetados, e não de pessoa a pessoa.

Entre os infetados, dois residem em Múrcia (Espanha) e o outro, uma mulher, na Comunidade de Madrid.

O Centro nacional de Microbiologia do Instituto de Saúde Carlos III, em Madrid, confirmou na passada quinta-feira os dois primeiros casos de infeção por vírus de dengue em adultos residentes em Espanha e que não tinham viajado para zonas de risco.

As três pessoas, que começaram a ter sintomas na segunda quinzena de agosto, evoluíram de forma favorável "e atualmente estão de boa saúde".

O único vetor que pode transmitir o vírus em Espanha é o 'Aedes albopictus' (mosquito tigre), muito propagado em Espanha, particularmente no litoral mediterrânico.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório