Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
24º
MIN 16º MÁX 26º

Executado violador e assassino de criança de 7 anos no Paquistão

Imran Ali, condenado por violação e assassínio de uma menina de 7 anos, num caso que provocou protestos violentos e um debate sobre a segurança dos menores em janeiro, foi executado hoje no Paquistão.

Executado violador e assassino de criança de 7 anos no Paquistão
Notícias ao Minuto

11:15 - 17/10/18 por Lusa

Mundo Crime

Ali, de 24 anos, foi enforcado às 05:30 (02:00 em Lisboa) na prisão de Lakhpat, na cidade de Lahore capital da província de Punjab, no leste do país, disse o porta-voz da prisão, Faraz Hussain, à agência de notícias espanhola EFE.

O porta-voz declarou que o pai da criança assassinada, Amin Ansari, e três dos seus tios foram testemunhas da execução, juntamente com um magistrado.

Após o enforcamento, Ansari lamentou que Imran Ali não tenha sido executado em público ou que a sua execução não tenha sido emitida pela televisão, em declarações aos meios de comunicação locais em frente à prisão.

"Zainab teria completado sete anos e dois meses hoje", disse o pai da criança assassinada.

O pai do condenado e outros membros da sua família deslocaram-se até a prisão, mas não estavam presentes no momento da execução porque a lei não o permite.

Imran Ali foi preso suas semanas depois de o corpo da criança ter sido encontrado numa lixeira cinco dias após o seu desaparecimento, na cidade de Kasur.

Ali foi sentenciado em fevereiro a pena de morte por sequestro, violação, assassínio e terrorismo, e a prisão perpétua por "ato não natural" com uma criança de 7 anos, Zainab Ansari.

Em agosto, foi condenado novamente à pena de morte pelo assassínio e violação de outras três raparigas, depois de confessar que matou oito menores.

A execução de hoje refere-se apenas ao caso da Zainab, que chocou todo o país no início de janeiro.

Zainab Ansari desapareceu quando estava sob os cuidados de um tio, enquanto os seus pais faziam uma peregrinação religiosa à Arábia Saudita.

O aparecimento do corpo, cujo exame determinou que sofreu abuso sexual, desencadeou uma onda de protestos violentos em que duas pessoas morreram, além de manifestações e atos em diferentes partes do país.

O Paquistão registou pelo menos 17.862 casos de abusos sexuais de menores entre 2013 e 2017, sendo 10.620 deles contra raparigas e os restantes 7.242 contra rapazes, de acordo com um relatório do Ministério dos Direitos Humanos elaborado em conjunto com a organização não-governamental Sahil.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório