Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 15º MÁX 22º

Homem cego escala a montanha mais alta da Europa

Depois de escalar o Kilimanjaro e o Evereste, faltava-lhe o Monte Elbrus.

Notícias ao Minuto

10:13 - 17/10/18 por Notícias Ao Minuto

Mundo Reino Unido

Um jovem, de 23 anos, terá sido o primeiro britânico cego a chegar ao topo da montanha mais alta da Europa, o Monte Elbrus.

Jack Garner teve de ultrapassar rajadas de vento com mais de 80 km/h, temperaturas de -37º.C e uma estadia mais longa do que é habitual na montanha devido a condições meteorológicas extremamente adversas.

Aos 11 anos, em 2007, Jack perdeu a visão ao fim de um período de poucos meses devido a uma condição genética. Uma situação que foi "traumática", admitiu à BBC, mas que o fez estabelecer objetivos para si de forma a lidar com isso.

Em 2015 envolveu-se na escalada de forma séria e subiu o monte Kilimanjaro ao longo de uma viagem de seis dias. Depois, em 2016, fez parte de uma viagem de 11 dias ao Evereste. Quando chegou a 2018 pensou que o monte Elbrus seria uma boa aposta... o equivalente a 5,642 metros.

"Os meus pais estavam preocupados quando lhes disse o que ia fazer", contou, acrescentando que aquela tinha sido a "primeira vez a andar em gelo e neve" e que demorou um pouco para se habituar.

O monte Elbrus é conhecido por ter uma escalada particularmente técnica e desafiante, mas isso não assustou Jack que já tinha saltado de paraquedas e feito bungee jumping para angariar dinheiro para associações necessitadas.

Alcançou o topo juntamente com outros quatro alpinistas e dois guias, tendo demorado oito dias a fazer o percurso. No entanto, apesar da presença dos guias, Jack teve de aprender a usar botas de alpinistas (com picos na sola) e um piolet (uma picareta de gelo). 

De forma a que Jack soubesse sempre onde estava o guia, este mantinha a corda que os unia esticada, para que o jovem soubesse que estavam sempre a uma distância de dois metros um do outro. 

"É a melhor sensação que existe", descreveu, questionado sobre o que tinha sentido ao chegar ao topo.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório