Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
16º
MIN 11º MÁX 18º

"Se permanecermos unidos e firmes, podemos alcançar" acordo, diz May

A primeira-ministra britânica, Theresa May, pediu hoje ao Governo para se manter "unido e firme" para que seja possível alcançar um acordo com a União Europeia sobre o 'Brexit', disse o seu porta-voz após uma reunião do gabinete.

"Se permanecermos unidos e firmes, podemos alcançar" acordo, diz May
Notícias ao Minuto

15:47 - 16/10/18 por Lusa

Mundo Brexit

O Governo "tem de estar unido e firme", disse May no conselho de ministros que esteve reunido durante cerca de três horas, um dia antes de uma cimeira europeia considerada decisiva para o processo de saída do Reino Unido da UE.

O presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, instou hoje Theresa May a apresentar propostas concretas que desbloqueiem o impasse nas negociações.

"O único ponto de esperança para um acordo neste momento é a boa vontade e determinação dos dois lados", disse Tusk, acrescentando que "além de boa vontade", são precisos "novos factos": "Amanhã [quarta-feira], irei pedir à primeira-ministra May que apresente propostas concretas para desbloquear o impasse. Só propostas concretas permitirão determinar se um avanço [nas negociações] é possível", afirmou.

Na reunião de hoje em Downing Street, May reiterou o seu compromisso de alcançar um acordo que respeite o resultado do referendo de 2016 em que a maioria dos britânicos votou pelo 'Brexit'.

Esse acordo, disse, tem de proteger os empregos e preservar a união das quatro nações do Reino Unido.

"Estou convencida de que se nós, como Governo, permanecermos unidos e nos mantivermos firmes, podemos alcançar isto", disse o porta-voz, acrescentando que May recebeu o apoio dos ministros a um acordo que preserve a integridade territorial do Reino Unido.

A questão mais difícil nesta fase das negociações é a da fronteira entre a província da Irlanda do Norte e a República da Irlanda, com ambos os lados, Londres e Bruxelas, a quererem evitar uma fronteira rígida que ponha em risco os acordos de paz e as economias de ambos os lados.

Mas May opõe-se à proposta da UE de que a Irlanda do Norte permaneça alinhada com o mercado único europeu enquanto não for alcançado um acordo comercial bilateral pós-Brexit, uma vez que isso implicaria uma fronteira 'de facto' entre a província britânica e o resto do Reino Unido.

Um reduzido grupo de ministros britânicos mais eurocéticos recusa, por seu lado, que, caso não haja acordo nos dois anos de transição previstos, todo o país fique temporariamente na união aduaneira, por receio de que um período temporário, sem data precisa, se torne permanente, impedindo Londres de negociar acordos comerciais com outros países.

No domingo, o ex-negociador britânico para o 'Brexit', David Davis, considerou a proposta europeia "completamente inaceitável" e pediu aos ministros que exercessem a sua "autoridade coletiva" contra o plano de May.

O porta-voz de May afirmou que nenhum ministro manifestou na reunião de hoje a intenção de se demitir.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório