Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
MIN 8º MÁX 15º

Analista europeu destaca "desaparecimento" do SPD nas eleições da Baviera

O principal resultado das eleições do passado domingo na Baviera foi o "desaparecimento" dos socialistas do SPD enquanto 'Volkspartei' (partido do povo), tendência, que a confirmar-se, coloca em perigo a grande coligação, considera um analista europeu.

Analista europeu destaca "desaparecimento" do SPD nas eleições da Baviera
Notícias ao Minuto

15:42 - 16/10/18 por Lusa

Mundo Alemanha

Daniel Gros, do Centro de Estudos Políticos Europeus, comentou à Lusa que, na sequência das eleições na Baviera, "é óbvio que a Grande Coligação está enfraquecida", mas, na sua opinião, não tanto por causa do tão falado enfraquecimento da CSU na Baviera -- pois o partido obteve praticamente 38% dos votos, tantos quantos nas eleições federais de 2017 -, até porque o partido de extrema-direita AfD "não teve um grande resultado" na Baviera (menos do que em 2017).

"O resultado-chave é o desaparecimento do SPD como 'Volkspartei', isto é, um partido que não representa grupos de interesse particulares, mas um espetro alargado da população. Se esta tendência prosseguir, a grande coligação pode estar em perigo", sustentou.

Relativamente às implicações para a Europa, o analista apontou que "o SPD tem sido mais favorável à reforma da zona euro do que a CDU", de Angela Merkel, pelo que, "à primeira vista, tal poderia implicar que a Alemanha pudesse tornar-se ainda mais interessada na Europa".

No entanto, ressalvou, "uma vez que o AfD já não está a progredir e os Verdes parecem estar a absorver os votos que o SPD está a perder, talvez pouco mude, pois os Verdes têm uma posição pró-europeia semelhante ao SPD".

Os aliados conservadores da chanceler alemã, Angela Merkel, perderam a maioria absoluta no parlamento estadual da Baviera por larga margem na eleição regional que teve lugar domingo, um resultado que pode causar mais turbulência dentro do Governo nacional.

A União Social Cristã (CSU) obteve 37,2% dos votos, contra os 47,7% conquistados há cinco anos. Foi o pior desempenho do partido desde 1950 numa votação estadual na Baviera, que tradicionalmente dominava.

As disputas constantes no Governo nacional de Merkel e a luta interna pelo poder contribuíram para o resultado do CSU, partido posicionado tradicionalmente um pouco mais à direita do que o da chanceler e que assumiu uma linha dura na migração, tendo assumido um confronto público com a chefe do Governo alemão nesta matéria.

Nas eleições de domingo, há a registar vitórias à esquerda e à direita: os Verdes garantiram o segundo lugar ao arrecadarem 17,5% dos votos, duplicando a sua base de apoio em relação a 2013, enquanto o partido de extrema-direita Alternativa para a Alemanha (AfD) assegurou 10,2% da votação.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório