Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 15º MÁX 23º

Mortos nas inundações no sudoeste de França são 10 e não 13

O número das vítimas mortais das inundações em Aude, no sudoeste de França, é afinal 10 e não 13 como foi referido anteriormente, esclareceu hoje a autarquia de Aude à agência France Presse.

Mortos nas inundações no sudoeste de França são 10 e não 13
Notícias ao Minuto

17:19 - 15/10/18 por Lusa

Mundo Édouard Philippe

O balanço de 13 mortos tinha sido divulgado ao início da tarde de hoje pelo Ministério do Interior em Paris.

As autoridades locais indicaram à AFP que as inundações devido às fortes chuvas que atingiram a zona entre a noite de domingo e hoje causaram 10 mortos e oito feridos, contando-se ainda uma pessoa desaparecida.

As inundações atingiram um nível sem precedentes desde que há registos (1891) e o departamento de Aude está sob aviso vermelho desde às 06:00 (hora local, 07:00 em Lisboa).

O primeiro-ministro francês, Edouard Philippe, anunciou que o governo vai aplicar o "procedimento de catástrofe natural acelerado" em Aude, necessário para que as indemnizações dos particulares possam ser mais rápidas.

As imagens da televisão mostraram enormes fluxos de água a passar pelas cidades e aldeias, com carros encalhados. As escolas foram fechadas e as autoridades aconselharam as pessoas a ficarem em casa.

O presidente Emmanuel Macron, que se deve deslocar à zona "logo que possível", exprimiu "a emoção e a solidariedade de toda a nação" às vítimas e saudou a mobilização "exemplar" dos serviços de socorro.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório