Meteorologia

  • 21 NOVEMBRO 2018
Tempo
14º
MIN 12º MÁX 15º

Edição

Confrontos entre forças governamentais e rebeldes em zona desmilitarizada

Tropas sírias e rebeldes confrontaram-se hoje nas províncias de Idlib e Hama, no dia em que deveria entrar em vigor um acordo entre a Turquia e a Rússia para criar uma zona desmilitarizada na região, anunciou o Observatório Sírio dos Direitos Humanos.

Confrontos entre forças governamentais e rebeldes em zona desmilitarizada
Notícias ao Minuto

15:18 - 15/10/18 por Lusa

Mundo Síria

As tropas sírias dispararam metralhadoras contra a aldeia de Sikik, no sul de Idlib, situada em zona desmilitarizada, afirmou a ONG, citada pela agência espanhola EFE.

Os rebeldes ripostaram na zona de Atshan, na província de Hama, também essa uma zona desmilitarizada.

Estes são os primeiros ataques que se produzem no dia em que as fações insurgentes e as forças governamentais deviam evacuar uma zona de 15 a 20 quilómetros de largura.

O chefe da diplomacia síria já hoje dissera que Damasco precisa de tempo para verificar a aplicação do acordo russo-turco sobre Idlib, incerta devido à não retirada de 'jihadistas' da futura zona desmilitarizada que devia estar concluída hoje.

O acordo entre a Rússia e a Turquia prevê a existência de uma zona desmilitarizada para separar os territórios do regime das zonas ainda controladas pelos rebeldes e 'jihadistas'.

Estes deviam retirar todo o armamento pesado da faixa de 15 por 20 quilómetros até à passada quarta-feira, o que foi respeitado.

Mas a exigência de todos os 'jihadistas' abandonarem a zona até hoje não terá sido cumprida.

Situada na fronteira com a Turquia, a província de Idlib conta com cerca de três milhões de habitantes (incluindo um milhão de crianças), metade dos quais deslocados de outras zonas do país.

Desencadeada em março de 2011 pela repressão de manifestações pró-democracia, a guerra na Síria já matou mais de 360.000 pessoas e obrigou milhões a abandonarem as suas casas.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório