Meteorologia

  • 21 JANEIRO 2021
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 17º

Edição

Estados Unidos assinam hoje tratado sobre armas convencionais

O secretário de Estado dos Estados Unidos, John Kerry, assina hoje o tratado sobre o comércio de armas convencionais (TCA) da ONU, ao qual se opõe uma boa parte dos republicanos no Senado, disse fonte oficial.

Estados Unidos assinam hoje tratado sobre armas convencionais

Kerry, em Nova Iorque no âmbito da Assembleia-Geral da ONU, assina o tratado em nome do Presidente Barack Obama, disse aos jornalistas na terça-feira um alto funcionário do departamento de Estado, que pediu para não ser citado.

“Este tratado ajudará a reduzir o risco de que as transferências internacionais de armas convencionais se façam para concretizar os piores crimes do mundo”, disse a mesma fonte.

O TCA, aprovado na Assembleia-Geral da ONU a 02 de abril, estabelece normas para regular o comércio internacional de armas convencionais, munições e componentes, e pretende contribuir para a paz e segurança mundiais.

Os Estados Unidos votaram a favor do texto em abril mas não tinham assinado o tratado até agora, numa tentativa de ganhar mais apoios no Senado, já que é necessária uma votação a favor de pelo menos dois terços para que o tratado seja ratificado.

Até agora mais de 85 países assinaram o tratado da ONU mas o texto não entrará em vigor até que seja ratificado por pelo menos 50 parlamentos.

A Colômbia e o Peru assinaram o tratado na terça-feira, nas Nações Unidas.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Quinto ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório