Estados Unidos assinam hoje tratado sobre armas convencionais

O secretário de Estado dos Estados Unidos, John Kerry, assina hoje o tratado sobre o comércio de armas convencionais (TCA) da ONU, ao qual se opõe uma boa parte dos republicanos no Senado, disse fonte oficial.

pistola, armas, balas, crime

© Reuters

Lusa
25/09/2013 06:47 ‧ 25/09/2013 por Lusa

Mundo

Fonte oficial

Kerry, em Nova Iorque no âmbito da Assembleia-Geral da ONU, assina o tratado em nome do Presidente Barack Obama, disse aos jornalistas na terça-feira um alto funcionário do departamento de Estado, que pediu para não ser citado.

“Este tratado ajudará a reduzir o risco de que as transferências internacionais de armas convencionais se façam para concretizar os piores crimes do mundo”, disse a mesma fonte.

O TCA, aprovado na Assembleia-Geral da ONU a 02 de abril, estabelece normas para regular o comércio internacional de armas convencionais, munições e componentes, e pretende contribuir para a paz e segurança mundiais.

Os Estados Unidos votaram a favor do texto em abril mas não tinham assinado o tratado até agora, numa tentativa de ganhar mais apoios no Senado, já que é necessária uma votação a favor de pelo menos dois terços para que o tratado seja ratificado.

Até agora mais de 85 países assinaram o tratado da ONU mas o texto não entrará em vigor até que seja ratificado por pelo menos 50 parlamentos.

A Colômbia e o Peru assinaram o tratado na terça-feira, nas Nações Unidas.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas