Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 23º

Cinco detidos na Turquia após a morte de 22 migrantes em acidente

Cinco pessoas foram hoje detidas na província de Izmir, no sudoeste da Turquia, após um acidente de viação que matou no domingo 22 imigrantes, incluindo crianças, informou a agência turca estatal Anadolu.

Cinco detidos na Turquia após a morte de 22 migrantes em acidente
Notícias ao Minuto

14:16 - 15/10/18 por Lusa

Mundo Autoridades

Entre os detidos constam três cidadãos sírios, precisou a agência noticiosa oficial turca.

Vinte e dois migrantes sem documentos morreram e outras 13 pessoas ficaram feridas no domingo numa estrada turca quando o veículo que os transportava se despistou e caiu no leito de um rio alguns metros abaixo.

A nacionalidade dos migrantes não foi revelada até ao momento, mas informações divulgadas no domingo indicaram que existiam crianças entre as vítimas.

Aparentemente, os migrantes estavam a ser transportados para o litoral, provavelmente para a península de Dilek, que fica a poucos quilómetros de distância da ilha grega de Samos.

O condutor do veículo, um turco de 35 anos, sobreviveu ao acidente e encontra-se hospitalizado.

Em declarações à polícia, citadas pela agência noticiosa turca DHA, o motorista relatou que teve de desviar-se de um veículo que vinha em contramão.

A DHA precisou que o motorista é um dos cinco detidos.

A Turquia é um importante ponto de trânsito de migrantes vindos do Médio Oriente, Ásia e África e que pretendem entrar na Europa através da Grécia.

Um milhão de migrantes transitaram da Turquia para a Grécia em 2015, provocando uma crise migratória que seria estancada com um controverso acordo assinado em março de 2016 entre o governo de Ancara e a União Europeia (UE).

Desde então, o número de migrantes que utilizam esta rota diminuiu significativamente.

Mesmo assim, e segundo os dados mais recentes, quase 25 mil migrantes chegaram à Grécia desde o início do ano corrente e 118 pessoas morreram durante a travessia entre a Turquia e o território grego.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório