Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 16º MÁX 25º

Jeremy Hunt otimista sobre negociações esta semana

O chefe da diplomacia britânica manifestou-se hoje, à entrada para uma reunião no Luxemburgo, otimista sobre a possibilidade de um acordo com a União Europeia (UE), esta semana, sobre as condições do 'Brexit'.

Jeremy Hunt otimista sobre negociações esta semana
Notícias ao Minuto

11:33 - 15/10/18 por Lusa

Mundo Reino Unido

"Há ainda um ou dois assuntos particularmente difíceis, mas penso que conseguiremos chegar lá", disse o ministro dos Negócios Estrangeiros (MNE)britânico, Jeremy Hunt, à entrada para a reunião do Conselho de Ministros da UE

"Todos estamos a fazer tudo por isso. Penso que é possível chegarmos a um acordo e penso que, com boa vontade de ambos os lados, será possível chegarmos a um consenso", acrescentou, sublinhando que o acordo poderá, no entanto, não ser fechado esta semana.

O MNE irlandês, Simon Coveney, por seu lado, reiterou que o seu país é o mais exposto às consequências do 'Brexit' e apelou a que Londres cumpra com os compromissos já assumidos.

"Para nós, trata-se de cumprir com compromissos já assumidos, não há nada de novo aqui", sublinhou.

Por seu lado, o MNE espanhol, Joseph Borrell, considerou que "nada acontecerá antes da cimeira de quarta e quinta-feira".

"Não haverá acordo esta semana, mas não devermos dramatizar a situação", antecipou Borrell.

No domingo à tarde, o ministro britânico para o 'Brexit', Dominic Raab, fez uma visita imprevista a Bruxelas para tentar resolver pessoalmente "questões importantes" com o negociador chefe dos 27, Michel Barnier, mas sem sucesso.

Poucas horas depois, Londres emitiu um comunicado admitindo que, apesar dos progressos em algumas áreas cruciais nos últimos dias, "continuam por resolver uma série de questões relacionadas com o 'backstop'".

A questão da circulação de pessoas e bens entre a Irlanda e a Irlanda do Norte é o principal obstáculo nas negociações entre Bruxelas e Londres, não tendo sido encontrada ainda uma solução que satisfaça ambas as partes.

Os líderes da UE reúnem-se na quarta e quinta-feira para discutir, entre outros temas, os termos do divórcio entre o Reino Unido e o bloco europeu.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório