Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Le Pen reúne-se com Bannon com interesse em projeto de apoio a populistas

Marine Le Pen, líder da extrema-direita francesa, reuniu-se com o ex-conselheiro da Casa Branca Steve Bannon, e manifestou interesse no projeto deste para ajudar os partidos populistas europeus, dias depois de se ter distanciado do norte-americano.

Le Pen reúne-se com Bannon com interesse em projeto de apoio a populistas
Notícias ao Minuto

17:36 - 12/10/18 por Lusa

Mundo Extrema-direita

Louis Alliot, deputado da União Nacional (ex-Frente Nacional) e companheiro de Marine Le Pen, disse hoje à televisão francesa BFM que a líder do partido se encontrou com Bannon na quinta-feira em Paris.

Mais tarde, contactada pela agência France-Presse, Marine Le Pen disse que Steve Bannon lhe "confirmou, sem ambiguidade, que a sua intenção não é intervir politicamente na Europa, mas criar um 'think tank' para pesquisas, estudos e conferências sobre assuntos importantes relacionados com preocupações comuns".

Entre essas preocupações citou "a globalização selvagem", a "financeirização" da economia e as migrações.

"Por isso, renovei-lhe o nosso interesse na emergência dessa estrutura de trabalho", acrescentou.

Na segunda-feira, em Roma, Le Pen desvalorizou o projeto de Bannon, por ele não ser europeu.

"O senhor Bannon não vem de um país europeu, é um americano. Ele sugeriu a criação de uma fundação que visa oferecer aos partidos soberanistas europeus estudos, sondagens, análises. Mas a força política que vai nascer das eleições na Europa somos nós, e apenas nós, quem a vai estruturar", disse, numa conferência de imprensa com o ministro do Interior italiano e líder dos nacionalistas da Liga (ex-Liga do Norte), Matteo Salvini.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório