Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
18º
MIN 11º MÁX 18º

Guterres visita zona mais afetada por sismo e tsunami na Indonésia

O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, visita hoje a zona mais afetada pelo sismo seguido de tsunami que atingiu a ilha indonésia de Celebes no final de setembro, deixando mais de 2.000 mortos.

Guterres visita zona mais afetada por sismo e tsunami na Indonésia
Notícias ao Minuto

06:46 - 12/10/18 por Lusa

Mundo ONU

Acompanhado pelo vice-Presidente indonésio, Jusuf Kalla, o secretário-geral da ONU vai examinar os estragos causados pelas catástrofes na cidade de Palu, onde terminam hoje as operações de resgate dos desaparecidos.

Na quinta-feira, as autoridades indonésias prolongaram por 24 horas as operações de resgate dos desaparecidos na sequência de "pedidos dos moradores".

Oficialmente o número de desaparecidos ascende a 680, mas responsáveis admitem que possam ser vários milhares dado que centenas de casas foram engolidas pela terra.

A organização Save the Children na Indonésia disse que podem estar desaparecidas até 1.500 crianças.

A presidente da organização, Selina Sumbung, referiu que o fim da missão de busca é aceite de "coração pesado".

Nugroho disse que a avaliação do custo da reconstrução ainda está a ser feita, adiantando que o "período de reconstrução deverá ser de 2019 a 2021".

Um sismo de magnitude 7,5 atingiu as Celebes no passado dia 28, tendo sido seguido de um tsunami.

De acordo com a ONU, cerca de 200 mil pessoas precisam de assistência humanitária urgente.

O país situa-se no chamado Anel de Fogo do Pacífico, zona de forte atividade sísmica, situada na convergência de três placas tectónicas (indo-pacífica, australiana e eurasiática).

A ilha turística no sul da Indonésia foi atingida por dois fortes terramotos, em 29 de julho e em 05 de agosto, seguidos por réplicas, e de um novo sismo de magnitude 6,9, em 19 de agosto.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório