Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 13º MÁX 24º

Agente chinês acusado de tentar roubar segredos aeroespaciais nos EUA

Um agente chinês detido na Bélgica foi extraditado para os Estados Unidos da América e acusado de tentar roubar segredos industriais de companhias aeroespaciais americanas, informou hoje o Departamento de Justiça norte-americano.

Agente chinês acusado de tentar roubar segredos aeroespaciais nos EUA
Notícias ao Minuto

21:34 - 10/10/18 por Lusa

Mundo Extradição

Yanjun Xu, um agente do Ministério de Segurança da China, é acusado de recrutar especialistas que trabalhavam em empresas de aviação e pagar para viajarem para a China, com o objetivo de obter segredos comerciais, informou o Departamento de Justiça.

O comunicado salienta que Yanjun Xu, também conhecido como Qu Hui ou Zhang Hui, foi acusado de "tentativa de espionagem económica".

John Demurs, o procurador-geral adjunto encarregado da segurança nacional, disse que o caso era "um importante assunto de espionagem económica" e a mais recente prova de que a China está a "tentar roubar" informações de empresas norte-americanas.

Desde 2013 até ser detido em abril deste ano, Yanjun Xu recrutou funcionários de grandes empresas aeroespaciais, incluindo a GE Aviation, e convenceu-os a viajar para a China, sob o pretexto de que iriam fazer uma apresentação numa universidade, disseram os procuradores.

Documentos judiciais sustentam a maneira como Xu e outros agentes da inteligência planeavam obter "informações altamente sensíveis" dos especialistas.

Yanjun Xu foi preso depois de viajar para a Bélgica em abril. Após os seus apelos falharem, foi extraditado para os Estados Unidos na terça-feira e está prevista para hoje a sua primeira aparição no tribunal federal em Cincinnati, Ohio.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório