Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 13º MÁX 19º

Bolsonaro limitará privatizações na energia e ações da Eletrobras caem

O candidato às presidenciais brasileiras Jair Bolsonaro disse, na noite de terça-feira, que não irá privatizar os ativos na área da energia elétrica, declarações que causaram uma queda acentuada nas ações da empresa Eletrobras.

Bolsonaro limitará privatizações na energia e ações da Eletrobras caem
Notícias ao Minuto

19:18 - 10/10/18 por Lusa

Mundo Candidatos

Jair Bolsonaro disse que "de jeito nenhum" era capaz de vender os ativos de produção de energia elétrica, uma posição contrária aos planos do governo atual de Michel Temer, com a emissão de ações e diminuição da participação na Eletrobras - empresa dona de subsidiárias do setor como a Furnas e a Chesf.

Como consequência das declarações do candidato, as ações da Eletrobras recuaram cerca de 14%, enquanto que as da empresa petrolifera Petrobras caíram 3,7%.

Segundo o candidato da extrema-direita, é possível "conversar" sobre privatização do setor de distribuição de eletricidade, mas não dos de geração.

No caso das distribuidoras de energia elétrica, o atual governo já privatizou quase todas as companhias da Eletrobras, à exceção da unidade no Amazonas, cujo leilão está previsto para 25 de outubro, e a de Alagoas, uma operação suspensa provisoriamente por decisão do Supremo Tribunal Federal.

Em entrevista à TV Bandeirantes, Bolsonaro mostrou-se ainda preocupado com a venda de ativos de energia elétrica para empresas chinesas, que têm realizado aquisições de diversas companhias privadas, como a CPFL Energia, hoje controlada pela State Grid, uma empresa estatal chinesa de eletricidade.

"Quando se vai privatizar, privatiza-se para qualquer capital do mundo? A China não está a comprar no Brasil, ela está a comprar o Brasil. Vamos deixar o Brasil nas mãos dos chineses?" - questionou Bolsonaro.

"Suponha que você tem um galinheiro no fundo da sua casa e vive dele. Quando privatiza, você não tem a garantia de comer um ovo cozido" comparou Bolsonaro. "Nós vamos deixar a energia nas mãos de terceiros?" - questionou ainda, segundo o jornal Folha de São Paulo.

Bolsonaro afirmou que o Brasil tem cerca de 150 empresas estatais, e prometeu que, caso seja, eleito, as que "dão prejuízo" serão vendidas imediatamente, ou até extintas.

"Para mim, na energia elétrica não vamos mexer", disse o candidato do Partido Social Liberal (PSL) à segunda volta das presidenciais.

No caso da petrolífera estatal, a Petrobras, Bolsonaro afirmou que o "miolo tem que ser conservado", mas lembrou que a companhia não tem recursos para explorar o "pré-sal", uma área de reservas petrolíferas a grande profundidade, que fica debaixo de uma profunda camada de sal.

"Rebentaram com a Petrobras. E daqui, 20, 25, 30 anos, a energia será outra. Nós temos tecnologia, mas não temos recursos para explorar", afirmou Jair Bolsonaro.

O candidato do PSL disse ainda ser favorável à redução de impostos de combustível: "O país não pode ter uma política predadora no preço do combustível para salvar a Petrobras e matar a economia brasileira".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório