Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 13º MÁX 19º

Mulher tem de justificar gastos de mais de 18 milhões de euros no Harrods

A justiça britânica quer saber de onde veio o dinheiro que Zamira Hajiyeva gastou durante uma década nos armazéns de luxo de Londres. Mulher também comprou uma casa e um campo de golfe.

Mulher tem de justificar gastos de mais de 18 milhões de euros no Harrods
Notícias ao Minuto

15:42 - 10/10/18 por Fábio Nunes

Mundo Reino Unido

Uma mulher natural do Azerbaijão é o primeiro alvo de uma campanha do governo do Reino Unido para se apoderar dos bens de pessoas suspeitas de terem enriquecido através de corrupção. Segundo a Associated Press, Zamira Hajiyeva já recebeu uma ordem de um tribunal britânico para explicar a origem dos 18,2 milhões de euros que gastou durante uma década em compras nos armazéns Harrods em Londres.

Mas as avultadas despesas desta mulher no Reino Unido não se ficaram por aqui. Também adquiriu uma casa perto do Harrods por 13 milhões de euros e ainda comprou um campo de golfe nos arredores de Londres.

O marido de Zamira Hajiyeva é o antigo presidente do International Bank of Azerbaijan, Jahangir Hajiyev, que em 2016 foi sentenciado a uma pena de 15 anos de prisão no Azerbaijão por fraude e desvio de dinheiro.

Zamira Hajiyeva nega ter cometido qualquer ilegalidade e está a lutar na justiça para manter as suas propriedades em solo britânico.

Este é o primeiro caso em que a justiça inglesa recorre à lei Unexplained Wealth Orders, que foi introduzida este ano.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório