Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 15º MÁX 21º

Médico legista saudita esteve em Istambul quando jornalista desapareceu

Um médico legista militar integrava o grupo de 15 sauditas que chegou a Istambul na semana passada, no dia em que desapareceu o jornalista Jamal Khashoggi, noticiou hoje a imprensa turca.

Médico legista saudita esteve em Istambul quando jornalista desapareceu
Notícias ao Minuto

11:55 - 10/10/18 por Lusa

Mundo Jamal Khashoggi

O grupo, que chegou à cidade turca em dois aviões privados e partiu no mesmo dia, é apontado pela imprensa turca como uma das pistas que a polícia está a privilegiar na investigação ao desaparecimento do jornalista.

O diário Hürriyet noticiou hoje que um dos elementos do grupo era um médico legista do exército saudita, Salah Mohamed Tugaiby.

O jornal pró-governamental turco Sabah publica os nomes e idades de todos os 15 elementos do grupo, assim como as suas fotografias, tiradas de imagens das câmaras de vigilância dos dois hotéis de Istambul em que ficaram alojados, assim como as horas a que chegaram e partiram.

A imprensa turca define o grupo como um "esquadrão da morte" ou "de sequestro", em consonância com as teses de que Khashoggi foi assassinado no consulado, como sustenta o jornalista turco seu amigo Turan Kislçi, ou de que foi sequestrado, como avançou a imprensa árabe.

Também hoje, a imprensa turca divulgou imagens que mostram o jornalista a dirigir-se para o consulado e posteriormente uma carrinha Mercedes de cor preta a abandonar o edifício em direção à residência do cônsul.

As autoridades turcas recusam pronunciar-se sobre quaisquer teses, afirmando que apenas está determinado que Khashoggi entrou no consulado saudita na terça-feira 02 de outubro para tratar de questões burocráticas e que não voltou a ser visto.

Segundo a televisão turca NTV, nesse dia, as autoridades consulares deram a tarde livre aos funcionários turcos do consulado, afirmando que ia realizar-se uma reunião.

Os funcionários turcos saíram à hora do almoço, pouco antes de Khashoggi entrar, segundo a televisão.

O Ministério dos Negócios Estrangeiros da Turquia anunciou na terça-feira que pediu e obteve autorização das autoridades sauditas para que a polícia turca faça buscas no consulado.

Jamal Khashoggi, um jornalista crítico do regime saudita autoexilado nos Estados Unidos, escrevia nomeadamente para o jornal norte-americano Washington Post.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório