Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 24º

Jornal turco publica fotografias dos alegados assassinos de Khashoggi

As imagens mostram os 15 homens de nacionalidade saudita durante a sua passagem pelo controlo de passaportes no aeroporto de Istambul. Fizeram o check-in em dois hotéis da cidade no mesmo dia em que o jornalista desapareceu e foram-se embora no dia seguinte.

Jornal turco publica fotografias dos alegados assassinos de Khashoggi
Notícias ao Minuto

08:55 - 10/10/18 por Fábio Nunes

Mundo Istambul

O jornal Sabah, próximo do presidente turco Recep Tayyip Erdogan, publicou esta quarta-feira fotografias dos 15 sauditas que alegadamente mataram o jornalista Jamal Khashoggi. As imagens do ‘esquadrão de morte’ que terá sido enviado pela Arábia Saudita foram captadas durante a sua passagem pelo controlo de passaporte no aeroporto de Istambul, depois de terem chegado em dois jatos Gulfstream provenientes de Riade.

A maioria do grupo de sauditas foi para o para o hotel Mövenpick e seguiram para o Wyndham Grand Hotel. Fizeram o check-in no mesmo dia em que Jamal Khashoggi foi ao consulado saudita para conseguir documentos para o seu casamento. O dia em que o jornalista desapareceu. No dia seguinte, os 15 sauditas voltavam para o aeroporto para regressarem à Arábia Saudita.

Esta terça-feira as autoridades turcas anunciaram que vão fazer buscas ao consulado saudita com a “cooperação” de Riade. Isto já depois de terem afirmado que Khashoggi tinha sido morto no consulado e confidenciado a familiares e amigos que o jornalista foi “desmembrado” no local.

A Arábia Saudita continua a negar ter responsabilidade no desaparecimento do jornalista. Jamal Khashoggi escreveu várias colunas de opinião para o Washington Post nas quais tecia críticas ao príncipe herdeiro saudita, Mohammed bin Salman.

Desde 2017 que Khashoggi estava exilado nos Estados Unidos e a sua noiva, Hatice Cengiz, frisou que ele queria conseguir a cidadania norte-americana.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório