Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 21º

Embalagem de plástico com mais de 40 anos deu à costa inglesa como "nova"

Um caso que prova quanto tempo pode o plástico durar nos oceanos.

Embalagem de plástico com mais de 40 anos deu à costa inglesa como "nova"
Notícias ao Minuto

17:08 - 09/10/18 por Fábio Nunes

Mundo Ambiente

Uma embalagem de plástico de detergente para lavar a loiça com pelo menos 47 anos deu à costa de Somerset, no Reino Unido, praticamente intacta, segundo a CNN. A embalagem foi recuperada pela guarda costeira britânica depois de marés altas terem deixado a costa daquela região cheia de detritos.

A guarda costeira de Burnham verificou que a embalagem data de um período anterior a 1971. Numa publicação na sua página de Facebook, a autoridade marítima considera que esta embalagem ilustra o “flagelo moderno” da poluição de plástico. “Esta embalagem tem estado a circular nas nossas águas e parece quase nova”, pode ler-se no post.

A guarda costeira aproveitou para pedir às pessoas para colocarem o lixo nos caixotes quando vão à praia. “Pequenas mudanças feitas por todos podem fazer uma grande diferença no nosso belo planeta e até no nosso próprio pedaço de costa, por isso vamos fazer a diferença juntos”.

Cerca de oito milhões de toneladas de plástico vão parar aos oceanos todos os anos, como alertou o Fórum Económico Mundial em 2016.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório