Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

China investiga ex-presidente da Interpol por subornos e outros crimes

O governo chinês também fala em transgressões políticas de Meng Hongwei.

China investiga ex-presidente da Interpol por subornos e outros crimes
Notícias ao Minuto

07:55 - 08/10/18 por Fábio Nunes

Mundo Detenção

Depois de ter anunciado a detenção do ex-presidente da Interpol, Pequim afirmou esta segunda-feira que está a investigar Meng Hongwei por suspeitas de suborno. Num comunicado divulgado no site do Ministério de Segurança Pública, o governo chinês acusa o antigo líder da Interpol de “receber e de oferecer subornos”. Aponta ainda para outras “violações” da lei chinesa mas não especifica quais e refere que Meng Hongwei também cometeu transgressões políticas.

O ex-presidente da Interpol estava desaparecido desde o dia 25 de setembro. Este domingo, pouco depois de a China ter anunciado a detenção de Meng Hongwei, a sua mulher deu uma conferência de imprensa em Lyon, França, onde está localizada a sede da Interpol. Grace Meng disse que o seu marido alertou que estaria em perigo da última vez que tinham falado.

A Interpol também anunciou este domingo que Meng Hongwei apresentou a sua demissão como presidente da organização e que iria eleger um novo presidente em novembro.

Meng Hongwei trabalhou no Partido Comunista chinês e chegou mesmo a ocupar o cargo de ministro-adjunto para a Segurança Pública até novembro de 2016, altura em que foi nomeado como chefe da Interpol.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório