Meteorologia

  • 17 ABRIL 2024
Tempo
28º
MIN 14º MÁX 28º

Equipas de resgate indonésias chegam às zonas remotas da ilha de Celebes

As equipas de resgate indonésias começaram a chegar às zonas mais remotas da ilha de Celebes, que há oito dias foi atingida por um terramoto seguido de um tsunami provocando mais de 1.500 mortos.

Equipas de resgate indonésias chegam às zonas remotas da ilha de Celebes
Notícias ao Minuto

06:40 - 06/10/18 por Lusa

Mundo Catástrofes

Donggala e outras áreas de difícil acesso, como o município de Sigi, são alguns dos pontos em que a assistência prestada pelas autoridades e ONGs locais começou a chegar, disse a porta-voz da Cruz Vermelha, Iris Van Deinse.

A organização distribuiu, na sexta-feira, lonas impermeáveis para mais de 1.000 famílias em Donggala e Balaroa, um dos bairros mais afetados em Palu, a capital da província.

Um helicóptero da Cruz Vermelha e vários do exército indonésio já se encontram no terreno, de forma a garantir o fornecimento de alimentos e ajuda básica para a população.

Prosseguem também os trabalhos para restaurar serviços básicos como o fornecimento de eletricidade. Seis das sete subestações de eletricidade que foram danificadas já foram consertadas e o serviço foi restaurado em 70%.

Em Palu, bancos e lojas já estão abertas e já acalmou o caos na distribuição de alimentos, água e gasolina dos primeiros dias.

Estima-se que mais de mil pessoas estão soterradas pelos escombros e lama. De acordo com as autoridades indonésias, o número de mortos subiu para 1.558.

A Indonésia assenta sobre o chamado Anel de Fogo do Pacífico, uma zona de grande atividade sísmica e vulcânica onde, em cada ano, se registam cerca de 7.000 terramotos, a maioria moderados.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório