Uma semana depois do grande terramoto que causou devastação em Celebes, na Indonésia, continuam a surgir histórias de quem perdeu famílias inteiras.
Ichsan Hidayat não estava na ilha quando o sismo de magnitude de 7,5 abalou a ilha, há precisamente uma semana. E talvez tenha tido a sorte da sua vida. A mesma sorte, porém, não tiveram a sua irmã e a sobrinha, de apenas 43 dias.
Numa altura em que o balanço de mortos ainda não está fechado – são já mais de 1500 as vítimas mortais -, o corpo da irmã de Ichsan foi finalmente encontrado num mar de lama e de destroços.
O corpo da mulher foi encontrado juntamente com o da filha, uma bebé com pouco mais de um mês, e segundo o que as equipas de resgate disseram a Ichsan, a sua irmã foi encontrada agarrada à bebé.
“Hoje rezei para que estejam em um lugar melhor. Elas merecem”, disse Hidayat à agência Reuters.
Foi na cidade de Palu e redondezas onde foi encontrada a maioria das vítimas mortais. Na realidade, ninguém sabe quantas pessoas foram arrastadas para a morte quando o chão se dissolveu violentamente. De acordo com as autoridades, só num bairro foram engolidas 1700 casas e muitos são os casos de pessoas que perderam quase todos os membros da família.