Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 13º MÁX 24º

Confrontos entre agricultores e pastores provocam 13 mortos na Nigéria

Confrontos no início da semana entre agricultores e pastores nómadas, numa região no centro da Nigéria, provocaram pelo menos 13 mortos, disse fonte do Exército nigeriano à France-Press, na quinta-feira.

Confrontos entre agricultores e pastores provocam 13 mortos na Nigéria
Notícias ao Minuto

07:07 - 05/10/18 por Lusa

Mundo Autoridades

Estes confrontos entre os Berom, agricultores locais, e os Fulani, pastores nómadas, ocorreram em Jol, que depende das autoridades de Riyom, no estado do Plateau, detalhou o major Adam Umar.

"Na terça-feira, homens armados atacaram uma comunidade dos Berom, provocando 13 mortos e destruindo várias habitações", especificou.

"Este ataque inscreve-se no quadro de operações de represálias mútuas entre os Fulani e os Berom", acrescentou Adam Umar.

As autoridades tinham conseguido fazer uma reunião de pacificação entre os protagonistas, mas tal não impediu que a violência prosseguisse.

Apesar desta reunião, em 29 de setembro, "um pastor e cinco vacas caíram numa emboscada neste setor, e foram mortos, com outras quatro vacas a ficarem feridas", continuou o oficial militar.

Segundo o presidente das autoridades de Riyom, Emmanuel Danboyi Jugul, 14 pessoas morreram durante os confrontos de terça-feira.

Segundo este dirigente, a aproximação das eleições gerais pode explicar este aumento de violência.

O estado do Plateau "estava calmo desde há três anos e, de repente, estamos confrontados com uma nova vaga de assassínios, agora que as eleições se aproximam", lamentou.

Este estado situa-se na "cintura do meio" que separa a Nigéria do norte, de maioria muçulmana, do sul, maioritariamente cristão.

O estado tem sido palco de confrontos, de raiz étnica ou religiosa, que irrompem durante os períodos eleitorais.

As eleições presidenciais na Nigéria estão previstas para fevereiro de 2019.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório