Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 24º

Wikipédia rejeitou página de vencedora do Nobel, até esta ganhar o prémio

Donna Strickland é a primeira mulher a ganhar o prémio Nobel da Física em 55 anos.

Wikipédia rejeitou página de vencedora do Nobel, até esta ganhar o prémio
Notícias ao Minuto

21:22 - 04/10/18 por Sara Gouveia

Mundo Polémica

Até cerca de uma hora e meia depois de o prémio Nobel da Física 2018 ter sido anunciado, esta terça-feira, quem quisesse saber mais sobre Donna Strickland, uma dos vencedoras da distinção, dava de caras com uma página em branco na Wikipédia.

Segundo conta o Guardian, a física canadiana não foi considerada relevante o suficiente para merecer a sua própria página na enciclopédia online. Donna é professora associada de Física e Astronomia na Universidade de Waterloo e antiga presidente da Optical Society, mas quando um utilizador lhe tentou criar um perfil em março, este foi negado por um dos moderadores.

Pouco depois do anúncio da distinção, que partilhou com Gérard Mourou e Arthur Ashkin, a comunidade online tentou construir rapidamente um perfil, com secções sobre a sua pesquisa, biografia e os prémios que já tinha ganho.

Gérard Mourou já possuía uma página da Wikipédia em seu nome desde 2005 e o 'deslize' voltou a trazer a público a discussão sobre a marginalização das mulheres na ciência e o preconceito de género que existe na Wikipédia.

Donna Strickland é a primeira mulher a ganhar o prémio Nobel da Física em 55 anos. Antes de si só Maria Goeppert-Mayer em 1963 e Marie Curie em 1903.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório