Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 21º

Agora que sabe onde fica o paraíso, descubra os cinco segredos que guarda

Quer seja para uma escapadinha romântica, uma aventura radical ou apenas para uns dias de descanso na praia, seja verão ou inverno, é garantido que o Nordeste brasileiro vai satisfazer os seus desejos. E há neste paraíso do outro lado do Atlântico cinco segredos que tem (mesmo) de conhecer. Tome nota: Fortaleza, Salvador, Belém, Natal, e Recife.

Agora que sabe onde fica o paraíso, descubra os cinco segredos que guarda
Notícias ao Minuto

18:25 - 10/10/18 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle TAP

O oceano que geograficamente separa Portugal e Brasil é, afinal, um elo de ligação. E do outro lado do Atlântico há um paraíso que quem conhece, não mais esquece. O Nordeste brasileiro, região onde os termómetros raramente baixam dos 30º graus, está repleta de cidades paradisíacas por explorar e onde a TAP o pode levar.

Com certeza já ouviu falar delas, pelo menos uma vez. E sabe porquê? Porque Belém, Natal, Fortaleza, Salvador, e Recife são destinos inesquecíveis, decorados por paisagens naturais de uma beleza única e ‘coloridos’ por cascatas, enseadas (pequenas baías) e outros tantos atributos, que colocam estas cidades brasileiras entre os melhores destinos para vários tipos de turistas.

Se a dúvida que se impõe é saber qual destas cidades é o destino ideal para as próximas férias, nós damos-lhe uma ajuda. Mas fique já com esta certeza: se aprecia a boa gastronomia, saiba que qualquer prato nordestino vai satisfazer as suas delícias, com carnes simples e frutos do mar carregados de sabor, como a mítica carne de sol acompanhada de macaxeira, por cá conhecida como mandioca, ou o baião de dois, um dos pratos mais típicos.

Se quer ‘beber’ a cultura da região, a capital de Pernambuco é o seu destino. A Praça Rio Branco, também conhecida por Marco Zero, deve ser um ponto de passagem. Lá encontrará uma estátua do Barão do Rio Branco, escultura do francês Félix Charpeutier, e poderá tirar a fotografia da ‘praxe’ na companhia das letras gigantes que formam a palavra RECIFE. Perto está o Parque das Esculturas, onde está a famosa obra ‘Coluna de Cristal’ com 32 metros de altura. Se puder dê também um ‘salto’ ao Paço do Frevo, um espaço de exposições que não deixa esquecer o Carnaval. E se for um verdadeiro amante da folia carnavalesca, a Embaixada de Pernambuco – Boneco Gigantes de Olinda é um espaço-museu que não pode deixar escapar. Não perca a oportunidade e embarque num dos nove voos semanais da TAP a partir de Lisboa.

Na capital do Pará, a devoção à Nossa Senhora de Nazaré é sagrada e o vento (quente) uma constante. Em pleno coração de Belém, no Mercado Ver-o-Peso, uma estrutura em ferro trazida da Europa no século XIX, a desorganização é a palavra de ordem. Aqui encontrará de tudo um pouco que é habitual num mercado, até óleos que se dizem poderosos a garrafas que fazem ‘magia’. Se quiser sentir os ‘cheiros’ da tradição, não abdique de um passeio pelo complexo de Feliz Lusitânia, a parte mais antiga da cidade, onde encontrará o Forte do Presépio, a Casa das Onze Janelas, o Museu de Arte Sacra e a Catedral Metropolitana, cuja altar foi doado pelo papa Pio XI. Se este é o destino ideal para si, com a TAP tem todas as semanas ao seu dispor dois voos para Belém a partir de Lisboa.

Notícias ao MinutoElevador Lacerda, o primeiro elevador urbano do mundo e o mais alto quando foi inaugurado (1873)© iStock

Mas se é aventura que procura, Natal deve ser a escolha. A famosa praia Ponta Negra tem como marca o Morro do Careca, uma duna de 120 metros de altura rodeada por vegetação. O cenário reúne ainda um mar ideal para os adeptos de windsurf ou kitesurf. Há também passeios diários de barco (jangalancha) que vão até à praia do Alagamar, onde pode nadar mais à vontade. Para os turistas mais radicais, alugar um carro ou contratar um ‘bugueiro’ são excelentes soluções para rumar ao litoral Norte, em direção a Genipabu. Lá encontrará um verdadeiro parque de diversões natural, onde poderá fazer passeios radicais pelas dunas, dar uma volta a bordo de um dromedário, ou experimentar a ‘esquibunda’ nas lagoas de Pitangui e de Jacumã. Se ainda tiver tempo, vá até Maracajaú, um complexo de piscinas naturais. Porque o Natal é 'quando quiser', a TAP antecipa a oferta com quatro voos semanais a partir de Lisboa.

Praia e descanso é o que procura? Em Salvador da Bahia, a cidade mais africana do Brasil, encontrará e de lá pode regressar com uma verdadeira fita do Senhor do Bonfim, o souvenir e amuleto típico da cidade – também por cá muito famoso. A alegria e calma dos baianos é contagiante, os fortes são vários e com vistas incríveis, assim como os museus e igrejas. Um passeio pelo bairro do Pelourinho (Património Mundial) deve dar, assim como subir no Elevador Lacerda, o primeiro elevador urbano do mundo e o mais alto quando foi inaugurado. Banhada pelo oceano Atlântico e pela Baía de Todos os Santos, praias é o que não falta em Salvador. Na praia do Porto da Barra pode desfrutar de um dia em família, mas se quiser descanso total opte por um das praias do Subúrbio Ferroviário, banhadas pela Baía. Parece-lhe bem? A TAP dá-lhe uma ajuda com uma oferta de seis voos semanais a partir de Lisboa.

Mais cosmopolita é Fortaleza. Na capital do estado do Ceará a animação é garantida de dia e noite. Comece por desfrutar das megabarracas da Praia do Futuro e de um passeio de barco com direito a vista para a Avenida Beira Mar. Ao final da tarde, o Espigão de Iracema ou a Ponte dos Ingleses são excelentes locais para assistir ao pôr do sol. A Feirinha de Artesanato e o Centro Dragão do Mar, com vários bares e programação cultural, oferecem bons programas para quando cair a noite. E se gosta de forró, o Pirata Bar e o Arre Égua, tem de conhecer. E não se esqueça do Theatro José de Alencar, a fachada combina vitrais coloridos e estrutura metálica importada da Escócia. Curioso? Sabia que TAP oferece-lhe seis voos semanais a partir de Lisboa? Não perca a oportunidade.

Viagens ao minuto

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório