Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 21º

Arábia Saudita "não aguentava duas semanas" sem ajuda dos EUA, diz Trump

Presidente norte-americano tem criticado preços elevados do petróleo e apontou o dedo à Arábia Saudita, um dos principais aliados do país.

Arábia Saudita "não aguentava duas semanas" sem ajuda dos EUA, diz Trump
Notícias ao Minuto

11:44 - 03/10/18 por Notícias Ao Minuto

Mundo Diplomacia

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou que a Arábia Saudita não aguentaria “mais de duas semanas” sem a ajuda militar norte-americana.

Num congresso no Mississippi, na terça-feira, Donald Trump falou sobre o reino saudita, em particular sobre o rei Salman, um dos principais aliados dos Estados Unidos no Médio Oriente, numa altura em que o preço do petróleo atingiu os máximos desde novembro de 2014.

“Nós protegemos a Arábia Saudita. Vocês dirão que eles são ricos. E eu adoro o rei Salman. Mas eu disse-lhe: ‘rei, nós estamos a proteger-vos, mas vocês não aguentariam duas semanas sem nós. Têm de pagar pelas vossas forças militares”, afirmou Trump no comício, sem precisar, contudo, quando terá falado com o rei saudita.

De acordo com a agência de notícias saudita SPA, o presidente norte-americano terá falado com o rei Salman no passado sábado para discutir os preços atuais do petróleo e a estabilidade do crescimento económico.

A subida do preço do petróleo tem suscitado críticas de Donald Trump, que, publicamente, deixou um recado à Arábia Saudita, um dos principais aliados norte-americanos.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório