Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 15º MÁX 23º

Colômbia prevê acolher até quatro milhões de venezuelanos

A Colômbia admitiu hoje que num "cenário pessimista" de agravamento da crise na Venezuela terá de acolher até quatro milhões de cidadãos do país vizinho nos próximos anos.

Colômbia prevê acolher até quatro milhões de venezuelanos
Notícias ao Minuto

22:50 - 02/10/18 por Lusa

Mundo Crise Venezuela

"Num cenário pessimista, ou seja, num cenário que tem por base que a situação possa agravar-se, falamos em [receber] quatro milhões de venezuelanos na Colômbia", disse o ministro dos Negócios Estrangeiros colombiano, Carlos Holmes Trujillo, assinalando se está "perante a magnitude de um desafio" que o país não tinha vivido, nem, tão-pouco, a região.

Carlos Holmes Trujillo falava em Bogotá, durante o fórum "Desafios da migração venezuelana", organizado pela Universidade do Rosário, o diário El Tiempo e a Fundação Konrad-Adenauer-Stiftung, iniciativa que visa encontrar soluções para responder ao êxodo de venezuelanos.

Em comunicado, o Ministério dos Negócios Estrangeiros da Colômbia explica que Carlos Holmes Trujillo apresentou dados de outras crises migratórias, noutros continentes, entre eles na Turquia.

"Em termos de comparação internacional, o fenómeno migratório que se está a apresentar é o terceiro, em magnitude, no mundo e há que dizer que se trata do maior que se apresenta na nossa região", frisou.

De acordo com o governante, segundo o cenário base, a Colômbia receberia, nos próximos anos, até 2,1 milhões de venezuelanos, enquanto que no cenário otimista, na eventualidade de a situação melhorar na Venezuela, o número será de 1,8 milhões de pessoas.

A Colômbia espera concluir, na próxima semana, o documento "Preconpes", que "dará uma boa ideia dos desafios, mas também das oportunidades para que esta migração seja segura, ordenada e regular", explicou o ministro.

Além daqueles cenários, o documento contempla os custos que as diferentes situações podem originar nas áreas da educação, saúde, atendimento a crianças e famílias, habitação, água e saneamento, e apoio institucional.

No melhor dos cenários, que aponta para uma evolução positiva da crise na Venezuela, "vão ser necessários 10,2 biliões de pesos colombianos, cerca de 2.953 milhões de euros, até 2021.

"Isto obrigaria a reajustar as dotações orçamentais nos próximos anos, na ordem dos 10,5%", adiantou Carlos Holmes Trujillo.

As autoridades colombianas estimam que mais de um milhão de venezuelanos, dos 2,3 milhões que emigraram, estejam atualmente no país.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório